Notícias



Igualdade de gênero

Por que o Facebook mudou os ícones que representam homens e mulheres

Equipe de design da empresa diminuiu o tamanho entre os bonecos feminino e masculino

08/07/2015 - 11h01min

Atualizada em: 08/07/2015 - 11h01min


Reprodução / Medium @caitlinwinner

A igualdade de gênero também preocupa uma gigante da internet. O Facebook está implementando mudanças nos principais ícones do site, principalmente em símbolos que representam a mulher e o homem.

No botão que avisa as solicitações de amizade, por exemplo, a equipe de design da empresa diminuiu o tamanho entre os bonecos feminino e masculino, o que minimiza a distinção da importância entre os sexos.

Mensagens supostamente hackeadas aparecem nas notificações de usuários no Facebook

A designer do Facebook responsável pela mudança, Caitlin Winner, explicou a alteração em sua página no Medium.

- A mulher estava literalmente à sombra do homem. A minha primeira ideia foi desenhar uma silhueta dupla, duas pessoas em tamanhos iguais, sem indicar quem estava à frente. Algum tempo depois, abandonei essa ideia, já que os ícones desenhados pareciam mais um animal mítico de duas cabeças. Então, eu coloquei a mulher um pouco menor e em frente ao homem.

O botão que representa o sexo feminino também foi redesenhado. Uma "lasca" no ombro direito da mulher e a cabeça estilo Darth Vader foram consertadas.


Foto: Reprodução / Medium @caitlinwinner

Agora, a figura aparece simétrica e com cabelos novos. Antes da definição, vários cortes foram criados, mas o "repicado" ganhou a preferência de Caitlin.


Foto: Reprodução / Medium @caitlinwinner

Já o boneco masculino recebeu apenas um novo corte de cabelo, abolindo o penteado espetado.

O ícone que representa grupos também foi alterado. Dois homens e uma mulher, colocada no canto direito, dividiam o espaço. A designer remodelou e adicionou o boneco feminino no meio, junto com os dois masculinos nas pontas.

 
Foto: Reprodução / Medium @caitlinwinner

De acordo com Caitlin Winner, as novas silhuetas foram implantadas primeiro para o pessoal que trabalha dentro do Facebook e, depois, encaminhadas para a interface de usuários do mundo inteiro.

Sem muito alarde, as alterações estão sendo distribuídas aos poucos. Nem todas as pessoas conseguem observar as mudanças por enquanto.

Agenciadores procuram modelos "ficha rosa" no Facebook
William Bonner e equipe do Jornal Nacional se solidarizam com Maju contra ataques racistas

A igualdade é preocupação constante de engenheiros e designers da rede social, segundo Caitlin.

- Essa iniciativa (mudança da representação de gêneros) não é única no Facebook. Ano passado, a designer Julyanne Liang trabalhou com o engenheiro Brian Jew para dar à outra metade do mundo não-americana uma visão correta do globo no ícone que alerta as notificações. A partir dali, eles adicionaram também um desenho que mostra a Ásia-Central - explica a designer.

 
Foto: Reprodução / Medium @caitlinwinner

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias