Notícias



Surto descartado

Prefeitura de Cachoeirinha confirma morte de criança por meningite

A vítima que era moradora do bairro Jardim Betânia, morreu na sexta-feira

06/07/2015 - 17h49min

Atualizada em: 06/07/2015 - 17h49min


A prefeitura de Cachoeirinha confirmou a morte de uma menina de 12 anos por meningite bacteriana. A vítima que era moradora do bairro Jardim Betânia, morreu na sexta-feira.

O secretário municipal de Saúde, Amir Selaimen da Costa, afirmou que um exame confirmou que a menina foi vítima de meningite meningocócica do tipo C.

As aulas foram suspensas nesta segunda-feira na Escola Municipal Alzira Silveira Araújo, que fica no bairro onde a menina morava. O objetivo da prefeitura foi orientar os professores e tranquilizar os pais de alunos.

Entenda o avanço da meningite no Rio Grande do Sul

Uma reunião ocorre na tarde desta segunda-feira para esclarecer a comunidade escolar sobre a morte da menina e mais dois casos suspeitos de meningite no bairro Jardim Betânia. Não há confirmação de que as crianças estudavam na escola. A possibilidade de surto da doença é descartada.

O secretário informa ainda que foi feita a "quimioprofilaxia", que consiste na administração preventiva de antibióticos a familiares e pessoas que tiveram contato direto com as crianças.

Estado monitora mortes por meningite

Mais dois casos suspeitos

Mais uma menina está internada com suspeita da doença no Hospital Conceição, em Porto Alegre, e outra está no Hospital de Clínicas. As idades das crianças não foram divulgadas.

A Secretaria Estadual da Saúde não confirma que a morte da menina de 12 anos em Cachoeirinha foi causada por meningite. A pasta informa que há dois casos suspeitos de meningite no município, que estão sendo analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Porto Alegre registra a sexta morte por meningite no Estado

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria, o Estado teve seis mortes confirmadas por meningite bacteriana em 2015, o dobro do ano passado. Além disso, uma morte foi causada por meningite viral.

O que é a meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A transmissão ocorre por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Leia as últimas notícias do dia

Prevenção à doença

Diante da notificação de um caso de meningite bacteriana, a Vigilância em Saúde realiza uma medida de controle, que consiste em oferecer antibiótico para pessoas que tiveram contato com o caso suspeito.

A vacina contra a meningite bacteriana do tipo C faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde. As crianças devem tomar duas doses, aos 3 e aos 5 meses, com reforço ao completar 1 ano de idade. A imunização contra o subgrupo B só pode ser encontrada na rede privada.

Outras medidas podem ser adotadas para prevenir a doença, como a higienização das mãos, além da ventilação dos ambientes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias