Tempo
Região Metropolitana registra queda de granizo
Na Capital, há registros de granizo nos bairros Cristal, Partenon e Belém Velho
Uma pancada rápida com pedras de gelo atingiu Porto Alegre por volta da meia-noite desta segunda-feira. Houve registro de queda de granizo em diferentes regiões da cidade, como nos bairros Azenha e Menino Deus, Cristal, Partenon, e Lomba do Pinheiro, entre outros. Apesar do susto, porém, os bombeiros da Capital não receberam nenhum chamado em decorrência do fenômeno.
Previsão é de mais chuva no mínimo até terça-feira no Estado
Durante a madrugada, a chuva não deu trégua em Porto Alegre. Segundo a rede Metroclima, a chuva marcou, somente até às 3h30min desta segunda-feira, 44 milímetros no bairro Tristeza, 39 milímetros no Glória e 38 milímetros e na Lomba do Pinheiro. A média do mês todo é 121,7 milímetros.
Por volta das 4h, um barranco desmoronou e tomou meia pista da Avinida Protásio Alves no sentido Centro-bairro. A EPTC sinalizou o local.
Chuva afeta mais de 25,8 mil pessoas no Rio Grande do Sul
A CEEE confirma que há falta de luz em áreas do Centro, Independência, Cidade Baixa, Jardim Botânico e São Geraldo, em Porto Alegre, devido à queda de granizo. A concessionária, no entanto, ainda não tem o número exato de consumidores sem luz na Região Metropolitana. E seis cidades gaúchas permanecem sem luz devido à chuva.
Imagens: Marilice Karlinski / Arquivo Pessoa
A queda de granizo não é exclusividade da Capital. Houve registro, também, em Guaíba, em Eldorado do Sul e em outras regiões do Estado, como em Rio Pardo.
Em Guaíba, houve forte queda de granizo nos bairros Colina e Jardim dos Lagos, mas por curto período de tempo - entre cinco e 10 minutos. As pedras eram pequenas e, segundo os bombeiros, não teriam causado danos.
Em Viamão, houve registro em alguns bairros como Lomba do Sabão e Agronomia, no limite com a Capital, por cerca de três minutos. Em Tramandaí, também caiu granizo por cerca de dois minutos por volta das 2h.
Em Esteio, chove forte desde as 3h desta segunda-feira. A Guarda Municipal da cidade confirma que os dois arroios - Sapucaia e Guajuviras - transbordaram. Nenhuma família foi retirada durante a madrugada, além das que já haviam saído da localidade de forma preventiva. Os bairros mais afetados continuam sendo São José e Navegantes.
* Zero Hora e Rádio Gaúcha