Estado em alerta
Rios causam enchentes no RS e famílias são removidas de casa
Rio Uruguai passou em três metros o nível máximo. Dezenas de casas foram evaquadas
A chuva constante nos últimos três dias encheu os rios do Estado, que transbordam em várias cidades. Além do Vale do Caí e do Sinos, a Defesa Civil segue com as atenções voltadas para o Norte do Estado: em Iraí, 106 famílias estavam desalojadas no final da tarde. Em decorrência de um aumento no nível do Rio Uruguai em Santa Rosa na tarde desta quinta-feira, há um alerta para a cidade de São Borja nesta quinta-feira. Caso o nível aumente na cidade, as pessoas que moram próximo ao rio serão removidas.
Em Porto Mauá, o Uruguai atingiu 13,5 metros às 16h, mas aguarda-se que o nível baixe ainda nesta noite. Há 11 famílias desabrigadas, acolhidas no clube e no ginásio da cidade.
Em Iraí, o Rio Uruguai chegou a 11 metros na terça-feira. Nesta quarta, as águas baixaram um pouco, chegando à marca de 8 metros. No final da tarde, 106 famílias estavam desalojadas, sendo que 11 usavam os abrigos e o restante ficou em casa de familiares e amigos.
Bairros como Engarrafamento e Santa Júlia, que ficam na beira do rio, e as baixadas no Centro seguiam alagados no final da tarde desta quarta. O município segue em estado de alerta.
Na imagem acima, veja o nível da água ontem (esquerda) e hoje (direita)
Em Montenegro, o nível do Rio Caí passou de 5 metros e atingiu parte dos bairros Industrial e Ferroviário. De acordo com os bombeiros, o nível chegou a 5,7 metros às 16h, mas a situação estava se estabilizando. Em Bom Princípio, o nível do Rio Caí chegou a baixar um pouco, passando de 9,5 metros às 10h para 9,2 às 15h, mas subiu um pouco novamente no final da tarde, para 10,2 metros, segundo a Defesa Civil.
Conforme a Defesa Civil, a cheia do Caí atingiu bairros como o Vila Rica e o Navegantes em São Sebastião do Caí.
Confira a situação em mais locais:
- Rio Uruguai, em Uruguaiana, registrava 7,4 metros às 16h30min.
- Rio Jacuí, em Triunfo, registrava 4,32 metros às 14h15min.
- Rio Camaquã, em Passo de Mendonça, registrava 3,3 metros às 16h30min.
- Rio Jaguarão, em Passo das Pedras, registrava 2,7 metros às 16h15min.
- Rio dos Sinos, na foz do Paranhana, registrava 7,8m às 16h30min
*Fonte: Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres do Rio Grande do Sul
Confira a previsão do tempo da sua cidade