Notícias



Economia já!

Saiba como aquecer a casa sem aumentar a conta de luz

Existem opções bem mais econômicas do que os aquecedores elétricos para não passar frio no inverno e, além disso, evitar o alto consumo de energia elétrica

02/07/2015 - 18h15min

Atualizada em: 02/07/2015 - 18h15min


Marcos Porto / Agencia RBS
Deixar o sol aquecer os ambientes está entre as dicas

O inverno chegou e, com ele, aumenta o uso de aquecedores nos lares brasileiros. Por consequência, cresce também a conta de energia elétrica.

Sete cooperativas de energia elétrica terão reajuste tarifário

É preciso tomar cuidado para o alto consumo dos aparelhos não impactar o orçamento doméstico, pois ele pode até mesmo ultrapassar o preço dos aquecedores. É o que diz uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Acostumado a buscar alternativas para aquecer naturalmente seus ambientes, Rafael Goelzer, diretor da fazenda de turismo rural e pedagógico Quinta da Estância, em, Viamão (RS), dá dicas para manter a casa aquecida naturalmente. Confira a seguir.

Muito chá para se aquecer neste inverno: veja dicas e receitinhas especiais

Feche as janelas

O vento costuma entrar pelas frestas das janelas, e isso contribui para o esfriamento do ambiente. Algumas lojas vendem plásticos ou calafetagem removível que solucionam o problema. Esses detalhes são indispensáveis para manter a casa quente.

Cortinas

Utilize cortinas de banheiro sobre as janelas, pois elas ajudam a manter o ar frio fora e captam a luz solar, o que mantém o local quente. Para quem quiser gastar um pouco mais, as cortinas grossas ajudam a manter a casa aquecida.
 
Sol

Ele precisa entrar em ambientes da casa, e isso pode não estar acontecendo por uma obstrução ocasionada por plantas, por exemplo. É preciso cuidar para não colocar vasos de flores inclinadas contra as paredes que pegam sol. 

Tapetes

Além de serem peças decorativas, os tapetes também aquecem ambientes e dão sensação de conforto a quem está no local. Eles isolam o frio que vem do chão, protegendo ainda mais o quarto ou a sala.

Evite

Muito cuidado com vasilhas ou objetos que contenham álcool para ser queimado, usados para aquecer ambientes. Eles queimam o oxigênio do ambiente, além de serem potenciais provocadores de incêndios.

Crise de rinite ou resfriado? Saiba diferenciar as doenças do frio


MAIS SOBRE

Últimas Notícias