Notícias



Orientação

Saiba o que fazer para informar que um carro está abandonado na rua

EPTC explica que é preciso ligar para os fones 156 ou 118

27/07/2015 - 15h41min

Atualizada em: 27/07/2015 - 15h41min


WhatsApp / Reprodução
Leitor mandou foto de veículo abandonado na Rua Leopoldo Bier, no Bairro Santana, em Porto Alegre

Via WhatsApp, um leitor do Diário Gaúcho mandou foto informando que algumas ruas da Capital estão virando "cemitério de carros abandonados e que a EPTC não toma providências".

O jornal buscou informações com a EPTC sobre qual atitude as pessoas devem tomar para que carros abandonados na rua sejam recolhidos.

Leia outras notícias do dia

Segundo a empresa, desde o início da lei municipal dos carros abandonados, em setembro de 2012, a EPTC já recolheu, via guincho ou acionando o proprietário, 627 veículos nas ruas de Porto Alegre.

Carros abandonados no Bairro Partenon são recolhidos

Veja as orientações da EPTC para resolver este problema:

Diário Gaúcho - Para onde ligar quando há um veículo abandonado na rua?
EPTC -
A orientação é entrar em contato com a EPTC pelos telefones 156 ou 118, indicando o local onde o carro foi abandonado. Para ser caracterizado como abandonado, segundo lei municipal, o veículo deve apresentar más condições e permanecer no mesmo local da rua por 30 dias. Quem constata e demonstra isso em relatório são os agentes de trânsito da EPTC. Os proprietários são notificados pelos Correios e têm um adesivo colado no veículo. A partir daí, o dono terá dez dias para retirar do local. Se não for retirado, o veículo será guinchado e levado para um depósito municipal. Se após 90 dias no depósito o veículo não for retirado, será leiloado. A lei de abandonados é referente a carros que estão estacionados em locais permitidos. No caso de veículos estacionados em locais irregulares, a EPTC recolhe e autua, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Diário Gaúcho - E quando é sucata, o que se deve fazer?
EPTC -
Sucata é quando o veículo não apresenta características de automóvel (sem rodas, pneus, motor etc). Nesses casos, o DMLU recolhe. Também é possível contatar o DMLU pelo telefone 156.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias