Notícias



Boca em dia

Saiba quais são os alimentos que escurecem os dentes

Evitar consumo em excesso de alimentos ricos em pigmentos pode ajudar a manter o sorriso mais branco, aponta especialista

17/07/2015 - 17h36min

Atualizada em: 17/07/2015 - 17h36min


Adriana Franciosi / Agencia RBS
Sorrisão bonito depende, e muito, da alimentação

Um sorriso saudável alia alimentação adequada e higiene bucal. Mas, para manter os dentes brancos, também é importante evitar o consumo em excesso de certos alimentos.

O excesso de pigmentação contida em determinados alimentos e bebidas, como café, beterraba, açaí e refrigerantes, pode escurecer os dentes. Também há outros fatores que podem influenciar nesta questão, explica o dentista Paulo Zahr.

- O escurecimento dos dentes também pode ser causado por canal, necrose e o uso contínuo de antibióticos. Mas os alimentos são os grandes causadores deste problema - afirma o profissional.

Uma ação simples que pode ser adotada para minimizar os efeitos dos corantes, quando não for possível escovar os dentes logo após as refeições, é fazer um bochecho com água. A medida irá ajudar a reduzir a concentração de corante nos dentes.

Confira os principais alimentos que causam escurecimento nos dentes

Café 

A bebida é o principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes, isso porque a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário de café para amenizar os efeitos indesejáveis.

Refrigerante

Os refrigerantes também são grandes inimigos dos dentes brancos, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina.

Beterraba

Que o alimento é saudável, ninguém questiona. Mas, por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes, ele pode manchar também. A dica é fazer o bochecho com água após ingerir o alimento.

Chá

Possui vários sabores e costuma agradar bastante, mas as substâncias que dão coloração à bebida podem escurecer os dentes.

Amora, cereja e uva

Apesar de pequenas, as frutas possuem intensa pigmentação, que podem produzir uma coloração indesejável aos dentes.

Açaí

A cor forte e escura pode causar manchas nos dentes, por isso deve-se evitar o consumo em excesso.

Vinho

Além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, o vinho é bastante ácido e pode causar a perda de elementos minerais importantes.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias