RS embaixo d'água
Sem chuvas, nível dos rios baixa e mais famílias voltam para casa
Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira, 1.099 pessoas ainda estão em abrigos pelo Estado
Sem volumes expressivos de chuva desde a semana passada, as famílias desabrigadas pelas enxurradas que atingiram mais de 54 mil em 67 municípios retornam, aos poucos, para suas casas. Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira, 1.099 pessoas ainda estão em abrigos pelo Estado.
Entre domingo e segunda-feira, 45 famílias voltaram para casa em São Leopoldo, no Vale do Sinos. No fim de semana, outra 169 tinham voltado para casa em Novo Hamburgo, na mesma região.
O nível dos rios Gravataí, Jacuí, Sinos e Uruguai segue baixando nas regiões mais afetadas. O único que demonstrou aumento no volume de água no começo da semana foi o Guaíba, em Porto Alegre: de 2m40cm para 2m48cm.
Os municípios atingidos pela falta d'água tiveram o serviço restabelecido no começo desta semana. Segundo a Corsan, o abastecimento foi normalizado em Alvorada, Viamão, Cachoeirinha e Gravataí.
A Defesa Civil segue distribuindo ajuda humanitária às famílias desabrigadas, com kits de higiene e limpeza, dormitório e cestas básicas. Interessados em ajudar podem entregar donativos no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre).
Alimentos, materiais de higiene e limpeza, cobertores e fraldas e roupas infantis são os itens com maior demanda. Outras informações pelo telefone 3288-6781.