Esportes



Confronto dos líderes

Torcidas de Juventude e Brasil-Pe se mobilizam para o jogão da Série C

Mancha Verde, Xaserra e outras organizadas prometem um espetáculo neste sábado no Alfredo Jaconi

31/07/2015 - 08h03min

Atualizada em: 31/07/2015 - 08h03min


Adão Júnior
Adão Júnior
Enviar E-mail
Roni Rigon / Agencia RBS
Dinho (E, agachado) e demais integrantes da Mancha Verde estão confiantes

Não há dúvida de que o jogo deste sábado, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, é um dos mais atraentes dos últimos anos no futebol do Interior gaúcho. Embora não decida classificação ou título, o duelo entre Juventude e Brasil-Pe é um tira-teima em 2015. Os dois dividem a liderança da Série C, são os únicos invictos nas três primeiras divisões do país e vêm de campanhas semelhantes no Gauchão, quando foram semifinalistas. Ingredientes que empolgam os torcedores.

- A expectativa é de pelo menos 10 mil torcedores. Chegou a hora, está todo mundo unido, torcida, jogadores, comissão técnica e diretoria. Esse ano vai, vamos subir contra tudo e contra todos - afirma Cláudio Júnior Ribeiro Spigolon, o Dinho, presidente da torcida organizada Mancha Verde desde 2002.

A boa fase do Ju, combinada com a temporada sofrível do rival Caxias, também contribui para a empolgação. É comum ver nas redes sociais torcedores alviverdes lembrando o episódio dos caixões de 2010, quando atletas e torcedores do Caxias tiraram onda do iminente rebaixamento do Juventude para a Série D, o que acabou se confirmando logo após do Ca-Ju dos 2 a 2, o clássico do colombiano Palácios.

O próprio Dinho se manifestou nesta semana no Facebook, postando uma foto ao lado da faixa "desistir jamais" e escrevendo "aos que sorriram na nossa queda, escondam-se e guardem suas lágrimas para derramar na nossa volta".

Mas a confiança não está apenas ao lado dos torcedores do Juventude. Os xavantes também estão em êxtase com as campanhas do Brasil-Pe desde o ano passado, quando o clube conquistou o acesso da Série D para a C. Reduto de muitos pelotenses, Caxias do Sul também é a sede da Xaserra, com cerca de 300 integrantes ativos que comparecem aos jogos do Brasil-Pe.

- Estamos confiantes pela união dos jogadores. Eles estão fechados e isso é muito importante. Sempre tem representantes nos jogos aqui e em outras cidades. Fomos a Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano fizemos diversas reuniões antes dos jogos. Na estreia no Gauchão, foram umas 400 pessoas na Lagoa do Desvio Rizzo. No último jogo, eram umas 100. Sábado, esperamos umas 200 no Ginásio do Vascão, a partir do meio-dia - conta o presidente da Xaserra, Ricardo Souto (D, na foto abaixo, de óculos escuros e fazendo o V com os dedos).
A direção do Ju liberou metade da ferradura norte para os xavantes, ou seja, cerca de 1,2 mil torcedores. Se a procura por ingressos antecipados for maior até sábado, existe a possibilidade do espaço ser ampliado. Os xavantes de Pelotas devem vir em pelo menos 10 ônibus de excursões.

- Receberemos para um almoço os dois núcleos de Porto Alegre, com umas 50 pessoas de lá. De Pelotas, devem vir de 8 a 10 ônibus e mais carros de diversas regiões do Estado. No total, vamos ter mais de mil xavantes no estádio  - acredita Edgar Ness, também integrante da Xaserra.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias