Porto Alegre



Sábado social

Voluntários distribuem comida de food truck para moradores de rua

Ação entre amigos oferece "sanduíche de xepa" e roupas de inverno na Usina do Gasômetro

02/07/2015 - 15h20min

Atualizada em: 02/07/2015 - 15h20min


Adriana Franciosi / Agencia RBS
Sábado, às 10h, na Usina do Gasômetro, voluntários distribuem 130 fichas para moradores de rua

Fabrício Goulart é um desses caras que viram a mesa da própria vida para fazer o que gosta. Ele trabalhava com tecnologia da informação até largar o empregão em uma multinacional e se tornar aprendiz de cozinheiro. Fez curso de mestre cuca no Senac, estagiou em grandes restaurantes de São Paulo e variou o paladar aprendendo receitas da gastronomia canadense e tailandesa.

Saiba como se prepara o sanduíche de xepa

Poderia estar satisfeito com o fato de ter virado consultor do Master Chef Brasil, reality show de cozinheiros. Mas o espírito empreendedor impeliu o gaúcho de 32 anos a aprovar um plano de negócios junto a dois investidores que acreditaram na sua ideia. Há duas semanas, ele desfila pelas ruas de Porto Alegre pilotando os fogões do Feitosa Food Truck, um caminhão de comida de rua que tem como objetivo se diferenciar pela culinária local e orgânica.

Projeto cria loja de roupas para moradores de rua em Porto Alegre

Comunidade no Facebook estimula e viabiliza a doação de objetos em desuso em Porto Alegre

Algumas ideias desenhadas pelo homem dono de sorriso largo e óculos garrafais já cativam a clientela mais antenada: ele transforma óleo de cozinha em sabão, usa uma bicicleta para carregar o celular e usa teto solar para economizar energia.

Na última segunda-feira, expôs seu produto em uma cervejaria do Menino Deus, que só vende bebidas produzidas no Rio Grande do Sul. O prato era o poutine regional, com batata doce laranja, ketchup de banana e cordeiro orgânico (bicho criado solto, só comendo pasto e sem a utilização de hormônios ou antibióticos).

- Foi uma forma de adaptar o prato típico do Canadá para os ingredientes locais. Queremos alimentar a economia daqui incentivando quem produz na região - explica o chef.

Neste sábado, às 10h, na Usina do Gasômetro, Fabrício e outros 45 voluntários montarão pratos ao melhor estilo Food Truck para oferecer 130 refeições completas para moradores de rua. No cardápio, o "sanduíche de xepa": pão baguete, sobras de vegetais doadas na feira ecológica do Bom Fim, carne moída, shoyo orgânico e feijão. Os convidados beberão refri.

- Queremos dar um carinho em forma de comida, fazer com que eles façam parte de algo especial - afirma Goulart.

Litoral gaúcho também oferece food trucks das antigas

Food trucks terão legislação específica em Porto Alegre

Para acompanhar o almoço, que será servido até as 14h30min, a ação entre amigos vai disponibilizar mais de 6 mil peças de agasalho, acessórios e cobertores, tudo doado (inclusive os itens do menu nutritivo) por amigos da especialista de software Cláudia Nogueira. Ex-colega de Fabrício, Cláudia virou a mesa sem trocar de emprego. Há oito anos, ela organiza eventos para levar uma vida um pouco mais digna a quem está na rua. Já é chamada de madrinha. A ação ela batizou como "E se fosse você".

- Muitos estão na rua porque querem, outros por falta de oportunidades justas. Dar coisas não é o que vai mudar a situação deles, acredito no convívio. Neste sábado, quero que eles se sintam especiais. Disse para todo mundo que é para dar bom dia olhando nos olhos - explica a organizadora, que arranjou maquiadoras e barbeiros para participarem da ação.

Na noite desta sexta-feira, Cláudia e o marido passarão de esquina em esquina avisando os mendigos sobre o evento. Ela sabe que corre o risco de alguns esquecerem, por conta do alcoolismo ou drogas. Mas quando o cheiro e o sabor do sanduba de Fabrício começar a se espalhar pelo Centro da Capital, ela tem certeza: a rua vai bombar.

E se fosse Você

Quando: Sábado (04/7).

Onde: Praça Julio Mesquita (Avenida Presidente João Goulart, sem número. Em frente à Usina do Gasômetro).

Horário: 10h às 17h

Obs: caso chova, o evento será transferido para o sábado seguinte


MAIS SOBRE

Últimas Notícias