Notícias



Novo no pedaço

Zoo de Sapucaia faz enquete no Facebook para batizar filhote de anta

Na página da Fundação Zoobotânica na rede social, é possível votar em uma das cinco opções de nomes

06/07/2015 - 08h01min

Atualizada em: 06/07/2015 - 08h01min


Bruna Vargas - de Tramandaí
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Aos quatro meses, filhote de anta já pesa cerca de 60 quilos

Segurá-lo no colo seria uma tarefa árdua: com menos de quatro meses, pesa cerca de 60 quilos. Se o tamanho intimida, por outro lado, o bebê de proporções avantajadas - mede cerca de um metro de comprimento e 50 centímetros de altura -, inspira afeto. E pode ser paparicado como qualquer outro.

Morador do parque zoológico de Sapucaia do Sul, o filhote de anta nascido em março ainda se acostuma ao olhar curioso dos visitantes. Tímido, ele começou a se exibir com mais frequência nas últimas semanas: o ímpeto de se camuflar no gramado deu lugar às brincadeiras com a mãe e a irmã mais velha, que vivem no mesmo recinto.

Assembleia gaúcha vai criar frente em defesa do Zoológico de Sapucaia e parques públicos

A nova fase de interação social do animal de pelagem rajada e focinho proeminente, porém, carece de um detalhe importante. O bebê anta ainda não tem nome.

- Costumamos fazer um concurso para escolher o nome dos filhotes. Os funcionários sugerem alguns e abrimos votação - explica o biólogo Eduardo Polanczyk da Silva, que trabalha no local há 11 meses.

Com a mais jovem anta do Zoo de Sapucaia - são cinco no total, mas apenas três ficam em áreas abertas à visitação -, não será diferente. A partir desta segunda-feira, qualquer um pode ajudar o local a batizar o animalzinho. São cinco opções: Antonino, Dunga, Tonho, Nicolau e Batatinha. É possível participar da escolha na página da Fundação Zoobotânica no Facebook. A votação segue até dia 13.

Filho da anta Paloma, que está há seis anos no zoo, e de Tonto, que morreu no começou de 2015, o bebê, gestado por mais de um ano, ainda tem muito a desenvolver. Aos poucos, experimenta os alimentos dos adultos: pasto, ração herbívora e um mix de frutas e legumes. Quando crescer, pode chegar aos 250 quilos, com até dois metros de comprimento.

Zoológico e Parque de Itapuã devem ser concedidos à iniciativa privada

Até lá, porém, o que ganhará em peso e tamanho, provavelmente, terá perdido em popularidade. É que as antas, segundo Eduardo, estão longe de serem os animais mais populares do zoo.

- Quando tem filho, geralmente, o público se sensibiliza e quer conhecer. Mas normalmente preferem os outros animais - conta.

Por que o governo estadual quer privatizar o Zoológico de Sapucaia do Sul

Para o biólogo, o que faz com que os simpáticos mamíferos sejam preteridos em detrimento de animais mais imponentes - como o elefante, o urso e o tigre - ou perigosos - como as cobras - não é sua forma física. O uso pejorativo de seu nome - usado para ofender quem não costuma fazer coisas lá muito inteligentes -, acredita, prejudicou a imagem das antas. Mas ele garante que a má fama não corresponde à realidade:

- As antas não são os animais mais inteligentes do mundo, mas também não são os mais burros. E, além disso, são muito sociáveis - assegura.

Leia as últimas notícias do dia

Para completar, defende, a espécie Tapirus terrestris, que ocorre desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina, é tão de casa no Rio Grande do Sul que já emprestou seu nome a um curso d'água - o Rio das Antas - e dois municípios - Anta Gorda e Poço das Antas. Que tal dar uma chance a elas?

Para visitar

Parque Zoológico de Sapucaia do Sul

Endereço: BR 116, Km 252 - Bairro Colonial
Funcionamento: terça a domingo, das 8h30min às 18h (entrada até as 17h)
Contato: (51)3474-1499/3451-0040


MAIS SOBRE

Últimas Notícias