Economia e Política



Habitação

Cliente poderá financiar apenas um imóvel pela Caixa com recursos da poupança

Em janeiro e em abril, a Caixa já havia aumentado os juros das linhas de crédito

05/08/2015 - 18h41min

Atualizada em: 05/08/2015 - 18h41min


Claudia Baartsch / Agencia RBS

A partir do dia 17 de agosto, os clientes que financiam imóveis na Caixa Econômica Federal pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) não poderão mais financiar outro imóvel pela mesma modalidade.

Caixa calcula cortar R$ 25 bilhões nos financiamentos habitacionais

Em nota, a Caixa informou que a nova restrição atinge apenas 2,4% dos financiamentos disponíveis. Isso porque dificilmente um cliente financia mais de um imóvel no banco com recursos do SBPE. Ao longo do ano, o banco adotou diversas restrições aos financiamentos do SBPE.

Medida da Caixa Econômica Federal afeta os novos contratos de compra da casa própria

Em janeiro e em abril, a Caixa aumentou os juros das linhas de crédito. Também em abril, o banco reduziu, de 80% para 50% do valor, o limite máximo de imóveis usados que pode ser financiado. Por meio do SBPE, os bancos financiam imóveis novos ou usados com saldo da caderneta de poupança.

Imóveis usados só poderão ser financiados com entrada de pelo menos 50%

No entanto, a aplicação financeira tem registrado recordes negativos em 2015. No primeiro semestre, as retiradas superaram os depósitos em R$ 38,5 bilhões, o pior resultado desde o início da série histórica, em 1995.  

A Caixa é a principal instituição que atua no crédito imobiliário no país, concentrando 70% dos financiamentos para o setor.

* Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias