Notícias



Espaço do Trabalhador

Como deixar a volta ao trabalho mais tranquila depois da licença-maternidade

Semana Mundial do Aleitamento Materno incentiva a mulher a seguir amamentando ao final da licença-maternidade

04/08/2015 - 07h06min

Atualizada em: 04/08/2015 - 07h06min


Paloma Fantini / Arquivo Pessoal
Alice quer amamentar Martin por mais seis meses

Vai até sexta-feira a Semana Mundial do Aleitamento Materno, campanha internacional para divulgar a importância do leite materno até, pelo menos, os dois anos de idade da criança. O tema da campanha em 2015 é Amamentação e Trabalho _ Para Dar Certo, o Compromisso É de Todos. O objetivo é sensibilizar as empresas sobre a importância de a mãe continuar amamentando o filho após retornar ao trabalho.

Leia outras notícias do dia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que as crianças recebam exclusivamente leite materno até os seis meses, já que ele possui anticorpos que previnem uma série de doenças. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2008, mostrou que metade das crianças brasileiras tem a amamentação exclusiva interrompida antes de completar dois meses.

Mamadeira

Mãe do Martin, seis meses, a apresentadora do Globo Esporte, da
RBS TV, Alice Bastos Neves, voltou ontem ao trabalho depois de meio ano de licença-maternidade. Ela se preparou para este momento.

- Alguns dias antes de voltar à minha rotina, comecei a dar o meu próprio leite na mamadeira, para ver se o Martin se adaptava. Como pretendo amamentar até um ano de idade, eu retiro o leite antecipadamente e deixo, pelo menos, duas mamadeiras refrigeradas - conta Alice.

De acordo com a legislação brasileira, a licença-maternidade pode durar até seis meses, mas, para a maioria das trabalhadoras, dura apenas quatro. O artigo 396 da CLT prevê períodos de duas pausas no trabalho, de meia hora cada, para que a mulher amamente ou retire leite para seu filho até que ele complete seis meses.

De acordo com a coordenadora da área técnica de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Carmen Stein, é possível e saudável conciliar amamentação e trabalho.

- A mãe precisa saber que a família, local de trabalho e comunidade estão do lado dela. A amamentação é uma forma de vínculo entre mãe e bebê - afirma Carmen.

Espaço reservado

Em 2010, o Ministério da Saúde e a Anvisa lançaram orientações técnicas para as empresas instalarem salas de apoio à amamentação. No Rio Grande do Sul, empresas como Dell, Carris e os hospitais Presidente Vargas e Fêmina são alguns exemplos das que adotaram a medida.

Ações na região

- A UBS Passo das Pedras, na Capital, realiza, no dia 27, às 14h, o evento Roda de Conversa Para Apoiadores do Aleitamento Materno, dirigido aos pais, dindas, tias, avós e demais familiares.
- Até sexta-feira, acontece a mostra fotográfica Amamentar e Trabalhar: Podemos Conseguir!, no palco de eventos do Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545), em Porto Alegre, das 10h às 22h.
- Em Novo Hamburgo, a Secretaria da Saúde realiza o mês do Agosto Dourado, que promove o aleitamento materno. As unidades de saúde apresentam nesta semana esquetes de teatro sobre o assunto.

Retirada do leite

O leite deve ser retirado do seio por meio de uma bomba de sucção. O armazenamento deve ser em recipientes de vidro com tampas de plástico, previamente esterilizados. O leite materno pode ser mantido em freezer até 15 dias após a retirada e em geladeira até, no máximo, 12 horas.

Por isso, recomenda-se etiquetar cada frasco com data e hora ao armazená-lo. Para descongelar, o frasco deve ser posto em banho-maria à temperatura ambiente.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias