Notícias



Após polêmica

Companhias aéreas norte-americanas proíbem transporte de troféus de caça

A morte do leão Cecil, no Zimbábue, pelo americano Walter Palmer motivou a medida tomada por três companhias aéreas

04/08/2015 - 15h41min

Atualizada em: 04/08/2015 - 15h41min


AFP PHOTO / ZIMBABWE NATIONAL PARKS
Cecil foi atingido por uma flecha e agonizou por 40 horas até ser morto a tiro

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos - United Airlines, American Airlines e Delta - decidiram proibir o transporte de grandes troféus de caça após a morte polêmica do leão Cecil por um caçador norte-americano.

Turista estrangeiro é acusado de matar um famoso leão no Zimbábue

A primeira companhia a adotar a medida foi a Delta, que faz voos entre os EUA e a África do Sul, tendo anunciado a entrada em vigor da proibição de transporte de troféus de caça de animais de grande porte na segunda-feira, 3 de agosto, por meio de comunicado.

- Com efeito imediato, a Delta proíbe, em todo o mundo, o transporte de carga de troféus de leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos - explicou a companhia.

Zimbábue pede extradição de caçador americano que matou leão Cecil

A Delta destacou que, até o momento da decisão, aceitava apenas transportar troféus que cumprissem, de forma rigorosa, todos os regulamentos governamentais relativos às espécies protegidas e adiantou que irá rever o transporte relacionado aos troféus de caça em relação a outros animais além dos mencionados.

Horas depois de a medida ter sido anunciada pela Delta, mais duas companhias aéreas, a United Airlines e a American Airlines, anunciaram a proibição do transporte de caça dos cinco animais mencionados.

Com foto antiga, Arnold Schwarzenegger diz que leão morto na África não é troféu

A morte do leão Cecil pelo americano Walter Palmer, que motivou a medida tomada pelas três companhias aéreas, está sendo investigada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos. Investigadores querem descobrir se a morte está relacionada à rede de tráfico ilegal de animais.

De acordo com o Instituto para a Conservação do Zimbábue (ZCTF, em Inglês), Palmer participou de uma caçada à noite no Parque Nacional Hwange, no Oeste do país, no dia 6 de julho.

Leia outras notícias do dia

O leão Cecil, de 13 anos, teria sido atraído por uma presa amarrada a um veículo como isca, a fim de retirá-lo do parque, para que não fosse considerada tecnicamente caça ilegal.

- Palmer disparou contra Cecil um tiro com arco e flecha, mas o disparo não o matou. Seguiu-o até o encontrar novamente, 40 horas depois, e disparou com uma arma - disse o presidente da Instituto para a Conservação do Zimbábue, Johnny Rodrigues.

* Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias