Notícias



De graça

Cursinho de preparação para vestibular e Enem tem 400 vagas

O curso é oferecido gratuitamente pela prefeitura da Capital

01/08/2015 - 10h01min

Atualizada em: 01/08/2015 - 10h01min


Félix Zucco / Agencia RBS
Jeezir veio da Paraíba para estudar em Porto Alegre

O caminho para entrar na faculdade é bastante concorrido, e toda chance de aprender além da sala de aula é bem-vinda, ainda mais se for de graça. Nesta semana, começaram as aulas no Pop - Pré-Vestibular e Enem Popular, oferecido gratuitamente pela Secretaria da Juventude de Porto Alegre. As aulas tiveram início com 300 alunos inscritos, mas ainda restam outras 400 vagas, no Centro e no Bairro Sarandi.

Um dos jovens inscritos é Jeezir Morais Nascimento, 20 anos, que veio de Campina Grande, na Paraíba, focado em passar no vestibular para Música na Ufrgs. Ele estuda piano há 15 anos e foi convidado pela professora da instituição, Cristina Guerling, para se especializar na universidade gaúcha.

Leia outras notícias do dia

- Preciso do cursinho para poder passar na prova do vestibular. Sei que é bem difícil, por isso estou estudando todas as tardes e noites e acordando às 5h para estudar piano. Quero ser um pianista concertista - afirma o aluno.

Caso de sucesso

Depois de estudar no Pop em 2014, Nyasmin Mendes foi aprovada no vestibular para Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul, em Passo Fundo. Para o diretor do cursinho, Nicolas Aneli, Nyasmin é um caso de sucesso que inspira os demais alunos. Segundo ele, a média de aprovações do Pop, no ano passado, foi de 52% em universidades públicas e privadas.

 
Professora Ananda destaca que os alunos têm de estudar em casa também - Foto: Félix Zucco

Professora de Geografia, Ananda de Souza, 32 anos, diz que os alunos demonstram muito interesse e participam nas aulas.

- O cursinho é um suporte para os estudos, mas o conhecimento só vai ser adquirido se os alunos se dedicarem e estudarem em casa também - destaca.

Para a professora de História, Helen Rotta, 26 anos, o desafio é transformar a sala de aula em um ambiente de descontração:

- A maioria dos alunos do Pop tem uma rotina intensa. Gosto de trazer os conteúdos de maneira informal, para que todos se sintam à vontade e não desistam de estudar.

Fique por dentro

- Inscrições na Secretaria Municipal da Juventude, na Rua João Alfredo, 607, das 9h às 19h, de segunda a sexta.
- Também é possível se inscrever na sede da Uni Preparatórios, onde acontecem as aulas, na Rua Vigário José Inácio, 613.
- Há 300 vagas na sede do Centro e outras cem na sede no Bairro Sarandi, na Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha (Rua Xavier de Carvalho, 274).
- Há vagas para os três turnos.
- É preciso ter de 15 a 29 anos, ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública ou com bolsa de estudos, morar em Porto Alegre e comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.182).
- Mais informações pelos telefones 3289-2300 ou 3289-2330.


Em vídeo, confira algumas dicas bacanas para as provas do Enem:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias