Notícias



Apoio à paralisação

Esposas de policiais militares protestam em frente ao 9º BPM

Manifestantes fazem bloqueios parciais na Avenida Praia de Belas nas proximidades da Rua Dezessete de Junho

03/08/2015 - 08h16min

Atualizada em: 03/08/2015 - 08h16min


Fernando Gomes / Agência RBS
Esposas de policiais militares bloqueiam saída de viaturas do 9º BPM, em Porto Alegre

Cerca de 30 mulheres, esposas de policiais militares, amanheceram em frente ao 9º Batalhão da Brigada Militar (BPM), principal quartel da região central de Porto Alegre, para manifestar descontentamento com o parcelamento do salário dos maridos.

AO VIVO: acompanhe o dia de protestos no Rio Grande do Sul 
Setor por setor, saiba o possível impacto da paralisação no Estado

Na Avenida Praia de Belas, integrantes da Associação de Esposas de Policiais Militares do Estado (AESPPOM/RS) impedem que brigadianos saiam para trabalhar. De tempos em tempos, elas trancam o trânsito na via e gritam: "Salário atrasado, servidor parado".

Bancos podem fechar se não houver policiamento
Ônibus da Carris não circulam na manhã desta segunda-feira
David Coimbra: o pior dia da história do Rio Grande

Claudete Valau, presidente da entidade que reúne cerca de mil mulheres, diz que a proposta é fazer ações durante toda a semana. Na quinta-feira, está previsto um panelaço em frente ao Palácio Piratini.

- A gente está brigando para assegurar um direito nosso. O temor da família é que, se ele parcelou agora, o que será no próximo mês? Muitas esposas não conseguiram nem fazer o rancho, pagar a luz, o aluguel - diz ela.

A cabeleireira Luciane Santos diz que o parcelamento atrapalha a vida das famílias porque, em geral, o salário das esposas é complementar à renda familiar.

- Eles que pagam as contas. Tivemos que nos adaptar nesse mês. Eu tenho quatro filhos, lá em casa a situação ficou muito complicada. Por que Sartori não parcela o salário dos deputados? - questionou.

Comandante do 9º BPM, o tenente-coronel Francisco Vieira diz que, mesmo com a paralisação, cerca de 20 a 30 homens realizam policiamento no centro. Do seu efetivo, 10 viaturas estão na rua. Ele afirmou que pediu reforço de outras companhias para garantir o policiamento na região.

- A Brigada Militar está cumprindo sua função, mas fica a cargo de cada policial se quiser sair para trabalhar - afirmou.

Leia as últimas notícias

De folga na manhã desta segunda-feira, o sargento Marco Rodrigues, do 1º BPM e integrante da Associação dos Sargentos, Subtententes e Tenentes do Rio Grande do Sul, apareceu para dar apoio às esposas.

- Pela Constituição, não podemos protestar, mas prestar apoio é um direito cidadão - afirma o sargento.

Veja imagens do dia de paralisação e protestos:

Entenda como se formou a dívida pública do Rio Grande do Sul:

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias