Notícias



Crise nas finanças

Governo do Estado descarta intenção de manter parcelamento de salários até o fim do ano

Secretário da Fazenda confirmou que Sartori fará anúncio de pacote de ajuste fiscal até sexta-feira

03/08/2015 - 09h10min

Atualizada em: 03/08/2015 - 09h10min


Omar Freitas / Agencia RBS
Na sexta-feira, Feltes confirmou o parcelamento dos salários

O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, negou, na manhã desta segunda-feira, que o Palácio Piratini tenha intenção de manter o parcelamento de salário dos servidores até o fim do ano. Mas admitiu que o Estado precisa adotar alternativas para que o procedimento não se repita por todo o segundo semestre. Na sexta-feira, o governo anunciou o pagamento de rendimentos líquidos acima de 2.150 em três vezes, motivando paralisação do funcionalismo estadual nesta segunda-feira.

- Não queremos ficar postergando até o fim do ano, mas para isso nós temos que encontrar mecanismos razoáveis. Eu quero crer que isso vai acontecer - afirmou, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.

AO VIVO: acompanhe o dia de protestos no Rio Grande do Sul
Setor por setor, saiba o possível impacto da paralisação no Estado

Ele confirmou que o governador José Ivo Sartori planeja a apresentação de um pacote de ajuste fiscal até sexta-feira. Feltes reconhece que o governo estuda incluir, no plano, duas propostas polêmicas: o aumento do ICMS e a privatização de estatais. O secretário ainda destacou que analisa a possibilidade de antecipar a cobrança de tributos de empresas e de ampliar o limite dos depósitos judiciais - hoje, o teto é 85%, mas o governo pode propor elevá-lo para 95%.

Bancos podem fechar se não houver policiamento
Ônibus da Carris não circulam na manhã desta segunda-feira
David Coimbra: o pior dia da história do Rio Grande

Segundo Feltes, o Palácio Piratini tentará uma nova rodada de negociações com representantes da Assembleia Legislativa e da Justiça. O governo busca sensibilizar os outros dois poderes a ampliar os esforços para economizar.

O secretário voltou a descartar a possibilidade de calote da dívida com a União, embora admita novos atrasos no pagamento mensal da parcela de R$ 280 milhões.

- Ela (a União) tem contrato leonino com o Estado. Não tenho dúvida que isso (o calote) afetaria ainda mais áreas nevrálgicas, como educação e saúde.

Feltes ainda insistiu no discurso adotado desde de sexta-feira pelos integrantes do governo Sartori, pedindo compreensão e paciência aos gaúchos.

- Nenhum de nós estamos em situação confortável.

Veja imagens do dia de paralisação e protestos:

*Zero Hora

Leia as últimas notícias


MAIS SOBRE

Últimas Notícias