Notícias



Espaço do Trabalhador

Hospital de Clínicas tem vagas para tratar doenças do trabalho

Procura pelo serviço oferecido gratuitamente é baixíssima. Saiba como ser atendido

05/08/2015 - 07h09min

Atualizada em: 05/08/2015 - 07h09min


Diego Vara / Agencia RBS
Equipe com 16 profissionais está à espera de pacientes

Enquanto a maioria dos atendimentos de saúde realizados pela rede pública tem filas de espera, o Ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está com vagas sobrando.

De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho, de 2013, a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças relacionadas à função que desempenha.

Entenda como foram os transplantes simultâneos realizados no Hospital de Clínicas

Rio Grande do Sul tem o terceiro maior índice de acidentes de trabalho no país

Apesar disso, nos últimos dois anos, o HCPA vem atendendo cerca de 65% menos pacientes do que anteriormente. Conforme a coordenadora do ambulatório, a médica Dvora Joveleviths, em 2013, eram atendidos cerca de 60 pacientes por semana. Agora, são 20.

- Temos certeza de que o número de pessoas doentes decorrentes do trabalho não diminuiu, só não está chegando até nós. Nossa equipe, com 16 profissionais, lamenta muito. Queremos atender - diz Dvora.

Agenda

Segundo o chefe do Serviço de Medicina Ocupacional do Clínicas, doutor Francisco Arsego de Oliveira, o principal motivo para as agendas estarem quase vazias é a falta de conhecimento do serviço por parte da rede de atenção básica.

- Acredito que muitos funcionários das Unidades Básicas de Saúde, na Central de Marcações, não sabem que podem contar com nosso serviço e, como consequência, acabam não repassando os pacientes - afirma o médico.

O serviço não substitui o atendimento médico prestado pelas empresas, já que, segundo a lei, todas devem ter um médico do trabalho vinculado à instituição.

- Os casos devem vir a nós quando o atendimento médico prestado pelas empresas não for suficiente - explica Francisco.

Como o ambulatório pode ajudar

Os problemas que mais afetam os trabalhadores, conforme o doutor Francisco, são as doenças osteomusculares relacionadas ao serviço,  que agridem tendões, músculos, nervos, ligamentos e outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores, costas, região do pescoço, ombros e membros inferiores:

- Quando o trabalhador realiza muito tempo o mesmo movimento, pode doer mãos, punhos, ombro. Há outras doenças que o ambulatório pode auxiliar a identificar e tratar, como sofrimento psíquico e doenças pulmonares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre afirma que as doenças relacionadas ao trabalho, em sua maioria, são tratadas nas UBSs.

Como buscar atendimento

- Ao perceber um problema de saúde originado nas tarefas do trabalho, o paciente deve procurar o médico do trabalho vinculado à empresa.
- Caso as orientações do especialista não sejam suficientes, deve ir à sua unidade básica de saúde. As primeiras consultas são agendadas pela Central de Marcação de Consultas do Sus.
- O encaminhamento deve ser realizado para Ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, zona 12, para a agenda Doenças do Trabalho.
- Após o primeiro atendimento, no Clínicas, o paciente será colocado em uma agenda específica, de acordo com a indicação.
- Quem já é paciente do HCPA pode ser encaminhado ao ambulatório por meio do Pedido de Interconsulta.
- Não é necessário ter encaminhamento do médico do trabalho vinculado à empresa.
- O Ambulatório de Doenças do Trabalho atende nas terças, quartas e quintas-feiras, do meio-dia às 16h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias