Educação



Ensino Superior

Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, aceita nota do Enem como critério de seleção

A universidade é a quinta no país a firmar parceria com o Brasil

31/08/2015 - 18h03min

Atualizada em: 31/08/2015 - 18h03min


Estudantes brasileiros dispostos a estudar em Portugal terão a chance de ingresso no Instituto Politécnico do Porto (IPP), com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um convênio entre a instituição portuguesa e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi firmado no último dia 26, em Brasília.

Universidades de Portugal aceitam nota do Enem como critério para seleção 

O processo seletivo começa a partir de setembro, através do portal da instituição. Os brasileiros selecionados devem pagar taxa anual, mas terão desconto como participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com isso, o valor pode variar de 1,5 mil euros (cerca de R$ 5,9 mil) a 2,25 mil euros (R$ 8,9 mil), de acordo com os cursos das diferentes áreas do conhecimento.

Evento na UFRGS prepara estudantes para vestibular e Enem

O Inep tem acordos firmados desde o ano passado com as universidades portuguesas de Coimbra e Algarve para aproveitamento dos resultados do exame. Este ano, os institutos politécnicos de Leiria (IPL) e de Beja (IPBeja) firmaram acordos no mesmo sentido. O Instituto Politécnico do Porto passa a ser, portanto, o quinto parceiro internacional com acesso aos resultados do Enem para o ingresso de brasileiros.

Leia as últimas notícias de educação

Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP conta com uma comunidade acadêmica de mais de 18,5 mil estudantes. Nessas unidades, são ministrados cursos superiores nas áreas de engenharia, contabilidade e administração, gerenciamento, turismo e hospedagem, estudos industriais, tecnologia, educação, música e artes performáticas e ciências da saúde.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias