Notícias



Opinião

Manoel Soares: "A dor sem fim dos pais que perdem os filhos"

Colunista destaca que a não há palavras para descrever esta dor

08/08/2015 - 08h41min

Atualizada em: 08/08/2015 - 08h41min


Existem sentimentos que Deus preferiu não dar nome, de tão dolorosos que são. Quando uma pessoa que, por anos, foi casada perde seu amor, passa a ser viúva. Quando filhos perdem seus pais, ficam órfãos. Essas perdas marcam a vida e levam anos para que a dor se acomode em um canto do peito.

"Não consegui proteger o meu filho", diz pai de garoto assassinado

Porém, entre as coisas que Deus não deu nome, uma delas é quando um pai ou mãe perde um filho. Isso não está em nenhum dicionário, não faz parte da natureza humana ver pais enterrarem seus filhos. Quem já viveu ou assistiu a esse momento sabe como é. Os olhos maternos ficam foscos, como se alguém arrancasse com um bisturi a luz da vida que havia ali.

Leia outras colunas de Manoel Soares

Sentimentos misturados

Quando a morte desse filho é por ignorâncias como a violência urbana, os sentimentos se misturam. O amargo da perda ferve com o ácido do ódio. A dor derrete a humanidade, que está em frangalhos, no peito. Ouvir pais e mães pedirem a Deus que troquem uma vida pela outra, nessa hora, é comum. Podem parecer somente expressões para exorcizar o sentimento indescritível, mas, na verdade, o coração clama por isso.

A Bíblia diz que Deus viu seu filho morrer aqui na terra, que sentiu uma dor como a desses pais. Talvez, seja por isso que não deu nome a esse sentimento. Aos pais que tiveram essa dor, nosso respeito e condolências. Esperamos que a luz da vida volte a brilhar em seus olhos.

Leia outras notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias