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População enfrenta dificuldades para marcar consultas médicas em Viamão

Moradores do município não conseguem agendar consultas médicas básicas por conta de sistema fora do ar e superlotação

28/08/2015 - 07h04min

Atualizada em: 28/08/2015 - 07h04min


Tadeu Vilani / Agência RBS
Com pressa para consultar, Vera Lúcia acabou pagando médico particular

A população de Viamão vive, há pelo menos dez dias, uma maratona para agendar consultas médicas via Sus no município.

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Desde junho deste ano, a prefeitura modificou a maneira de marcar atendimento. Em vez de as pessoas terem de ir até o posto de saúde, foi criada uma estrutura de teleagendamento de consultas, pela qual os pacientes podem agendar gratuitamente as idas ao médico por telefone móvel ou fixo. Acontece que o serviço, que deveria facilitar o acesso, esteve interrompido durante dias, deixando centenas de pessoas em um beco sem saída.

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É o caso da dona de casa Vera Lúcia Tormes da Costa, 51 anos, moradora do Bairro Santa Isabel, que tenta há um mês marcar uma consulta com um clínico geral, para então ser encaminhada ao ginecologista. Segundo ela, não importa o horário que ligue: ou dá sinal de ocupado, ou o sistema diz para tentar mais tarde.

- Eu tive que buscar atendimento particular para fazer um dos exames, pois não podia esperar - fala Vera, que diz já ter ido direto ao posto de saúde, mas que foi orientada a voltar para casa e tentar pelo telefone.

Insistência

O mesmo aconteceu com a manicure Rita de Cássia de Souza Silveira, 40 anos, moradora do Bairro Santo Augusto. Desde segunda-feira da semana passada, ela busca atendimento.

- Preciso marcar dentista para a minha filha e para mim e agendar consultas para a minha mãe. Estou tentando das 7h às 19h, o horário de funcionamento. Não é porque o sistema falha que a saúde da população precisa ser afetada - desabafa.

Ligações estão represadas

Diariamente, a central de teleagendamento de consultas atende, em média, 800 ligações. Segundo a prefeitura de Viamão, houve um problema nas linhas telefônicas da Oi, o que deixou a central impossibilitada de receber chamadas. O órgão público afirma que o sistema já foi normalizado, mas que agora está com uma superlotação, devido à demanda reprimida, mas que todas as ligações serão retornadas.

O teleatendimento possui o sistema call back - caso a linha esteja ocupada, a ligação é registrada, e o sistema entra em contato com o paciente. A orientação da prefeitura é para que a população ligue apenas uma vez e, se ouvir a mensagem "todas as posições estão ocupadas", aguarde o retorno.

Os usuários da Rede de Atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão, em caso de urgência, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa, o Pronto Atendimento 24 horas (Parada 44) ou o Hospital de Viamão.

Como funciona o teleatendimento

- Para agendar consultas com clínico geral, de enfermagem, pré-natal e pediatria é preciso ligar para 0800-642-4440. A ligação é gratuita, inclusive de celular.
- A consulta clínica é marcada para a UBS mais próxima à casa do usuário.
- Caso a linha esteja ocupada, o sistema registra e retorna a ligação. 
- Quando estiver próximo da data do paciente consultar, o cidadão receberá a mensagem em seu celular. Se desistir, a consulta passa para outro.
- É necessário possuir o Cartão Viamão Saúde.
- Caso o usuário ainda não tenha feito o cadastro do Cartão, deve ir até uma unidade de saúde ou à Secretaria de Saúde (Avenida Senador Salgado Filho, 5.412, Parada 44) para fazê-lo.
- As consultas especializadas devem ser protocoladas na Central de Marcação de Consultas, na Secretaria Municipal de Saúde.
- As consultas odontológicas são marcadas nas próprias unidades.

 


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