Porto Alegre



Para os fumantes

Porto Alegre ganha primeiras "bituqueiras" para conter descarte diário de 5 milhões de tocos de cigarros

De início, serão instalados 39 equipamentos em poucas vias no centro da Capital

05/08/2015 - 13h36min

Atualizada em: 05/08/2015 - 13h36min


Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre 

André Mags / Agencia RBS
Prefeito José Fortunati admitiu que tentou fumar aos 14 anos e hoje tem alergia à fumaça

Um mundo de bitucas se renova todo dia em Porto Alegre: são até 5 milhões de tocos de cigarros descartados irregularmente - em um mês, seria possível encher três apartamentos de 70 metros quadrados com esse volume. É um ato duplamente nocivo para a Capital, já que as bitucas sujam a cidade e não seguem para o seu devido destino. Para controlar o lixo dos fumantes, as primeiras 39 "bituqueiras" começaram a ser instaladas na manhã desta quarta-feira na área central de Porto Alegre.

Saiba o que os porto-alegrenses acharam das novas bituqueiras

Os equipamentos são feitos de ferro, pesam cerca de dois quilos (cinco quilos quando cheios) e contam com uma abertura onde o tabagista pode introduzir o cigarro fumado. Mesmo aceso, não existe risco de que o material da bituqueira se danifique.

- Nosso objetivo é conseguir um anunciante e instalar 10 mil unidades na cidade - disse Flavio Costa Leites, proprietário da empresa Eco Prática, que fechou parceria com a prefeitura, sem custos para o município.

Por que multar não deixa Porto Alegre mais limpa

Nessa primeira fase, serão instalados equipamentos no Paço Municipal, atrás da prefeitura nova, no entorno do Mercado Público, ao longo da Avenida Borges de Medeiros até a Esquina Democrática e entre as ruas Caldas Júnior e Vigário José Inácio. As bitucas recolhidas terão um destino ecologicamente correto, sendo encaminhadas à indústria do cimento.

A iniciativa integra as medidas que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem tomado nos últimos anos para controlar o lixo depositado de forma ilegal nas ruas. A multa por largar bitucas pela cidade pode chegar a R$ 263.

Lei que multa quem joga lixo no chão não diminui sujeira em Porto Alegre

O prefeito José Fortunati entende que as bituqueiras ajudarão a reduzir o volume de tocos de cigarros pelo chão. Mas concorda que seria bom haver uma campanha antifumo. Conforme dados informados pela prefeitura, 17% da população da Capital são tabagistas (ou seja, 250 mil pessoas, que na média fumam 20 cigarros por dia, o que resultaria em um pico de 5 milhões de bitucas no chão, casos todos fizessem o descarte dessa maneira). Em frente à primeira bituqueira colocada no centro da Capital, em frente ao Paço Municipal, Fortunati avisou que não a inauguraria:

- Tentei fumar aos 14 anos. Não consegui. Sou alérgico a fumaça, não posso ficar em lugares enfumaçados.

O primeiro cigarro foi colocado na bituqueira por uma mulher que acompanhava o evento. Em seguida, um fotógrafo depositou o seu. Outro homem jogou mais um toco. Fumantes não faltaram para inaugurar os equipamentos. O desafio será tornar o ato um costume.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias