Notícias



Prato cheio

Projeto social alimenta moradores de rua aos domingos em Porto Alegre

Em oito anos, entidade já recuperou centenas de usuários de drogas

10/08/2015 - 07h01min

Atualizada em: 10/08/2015 - 07h01min


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Evento ocorre na Igreja Evangélica Templo de Oração

Em uma casa simples na Rua Oscar Pereira, na Zona Sul de Porto Alegre, um evento especial tem dia e hora para acontecer. Todos os domingos, as portas da Igreja Evangélica Templo de Oração se abrem para acolher os mais de cem moradores de rua e usuários de drogas convidados para participar do Projeto Filho.

A rotina começa cedo, às 8h, quando as pessoas são recebidas para tomar banho e ganham roupas doadas pela comunidade. Logo depois, a entidade oferece café da manhã e um almoço reforçado, preparado por quatro cozinheiras voluntárias.

A fundadora da igreja e do projeto Filho, pastora Laudice Pinheiro, 53 anos, começou a ajudar a população de rua há oito anos. Segundo ela, a ong conta apenas com a ajuda de doações para pagar as contas.

- Comecei levando comida até os moradores, mas percebi que tinha um retorno maior quando trazia eles para cá. Aqui formamos laços de amizade, compartilhamos histórias e somos como uma grande família - fala Laudice, emocionada.

Além das refeições para os adultos, a entidade realiza nos sábados trabalho social com crianças da comunidade, enquanto as mães fazem artesanato: é o Projeto Filho Júnior.

- É gratificante acompanhar a melhora dos que frequentam a ong. Por isso, precisamos com urgência de doação de alimentos, roupas, material escolar e recursos para que os projetos não morram - afirma a pastora.

Fome Zero

O Fórum Fome Zero, uma das organizações estaduais beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos, ajuda a ong no acesso à alimentação. O conselheiro fiscal, Reinaldo Santos, está levando a entidade para o Orçamento Participativo, para que ela receba recursos da prefeitura.

Segundo ele, além de cuidar dos moradores de rua, o projeto encaminha famílias em situação de vulnerabilidade para o Cras/Glória para inscrição no Cadastro Único e, em se tratando de população de rua, para o Centro Pop e moradias públicas.

Leia outras notícias sobre solidariedade

Recuperação

Talita Soares da Silva, 29 anos, é ex-viciada em crack. Depois de dormir dois anos no chão de praças em Porto Alegre, ela decidiu procurar ajuda.

- Chegou um momento que eu não aguentava mais e vim, grávida, procurar ajuda. Hoje eu moro com a minha filha, que já tem um ano e é completamente saudável, e meu noivo - comemora.


Hoje, superado o problema com as drogas, Talita busca refazer os laços familiares.
 
- Eu larguei tudo por causa das drogas. Agora, eu quero recuperar a minha vida - fala Talita.

Leia outras notícias do dia

Galeto solidário, saiba como ajudar

- No próximo sábado, dia 15 de agosto, acontece o Galeto Solidário do Projeto Filho. A população está convidada a participar do almoço, no valor de R$ 10 por pessoa, na sede do projeto, na Avenida Professor Oscar Pereira, 1.963.

- O projeto aceita doações de roupas e alimentos e busca parcerias com empresas. Contatos com a pastora Laudice pelos telefones 8438-4572 ou 8490-9231.

Curta nossa página no Facebook

 
Talita comemora conquistas
Foto: Tadeu Vilani/Agência RBS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias