Notícias



Espaço do Trabalhador

Saiba quando a aposentadoria por invalidez pode ser solicitada

Perícia médica é fundamental para determinar a concessão do benefício

10/08/2015 - 12h28min

Atualizada em: 10/08/2015 - 12h28min


Daniela Xu / Agencia RBS
Dores nas costas são a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez segundo o Ministério da Previdência Social

Todo segurado da Previdência Social que tenha sofrido um acidente de trabalho ou que apresente, durante as suas atividades laborais, algum tipo de doença que o incapacite de realizá-las tem o direito a aposentadoria por invalidez.

Para solicitar este benefício, é necessário atender alguns requisitos exigidos pela Previdência.

Prepare-se: vem aí concurso dos Correios com 2 mil vagas

O segurado precisa passar pela perícia médica, na qual é avaliado o seu estado de saúde, além do processo de reabilitação profissional e do tratamento adequado. A informação é da advogada do Centro Nacional de Apoio ao Aposentado e Trabalhador Tabatha Barbosa.

- O beneficiário da aposentadoria por invalidez fica obrigado, sempre que solicitado pelo INSS, a realizar novos exames periciais a fim de manter o benefício. Caso não seja feito, poderá ter a aposentadoria suspensa - explica a especialista.

Para quem já possui algum tipo de doença ou lesão no momento em que se associa a Previdência, não há o direito ao benefício previdenciário. Contudo, quando é constatado o agravamento no estado de saúde do trabalhador que o incapacite de prosseguir com as suas atividades, o benefício poderá ser pago pelo INSS.

Dilma veta projeto de lei que tornava obrigatória gorjeta para garçom

O direito ao benefício só é permitido ao trabalhador que tenha contribuído pelo menos 12 meses ao INSS, no caso de afastamento por doença.

O prazo de carência só não é exigido se o motivo do pedido for acidente ou no caso em que o cidadão, após tornar-se contribuinte do INSS, for acometido por doenças listadas pela Portaria Interministerial MPAS/MS 2998/2001. Porém, será necessário estar inscrito na Previdência.

O valor pago mensalmente na aposentadoria por invalidez corresponde a 100% do salário benefício, que é obtido por meio da média aritmética simples de 80% dos maiores salários de contribuição apurados no período base de cálculo.

Caso o trabalhador necessite de assistência permanente, o valor será aumentado em 25% a partir da data do seu pedido.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias