Notícias



De volta ao pago

Aproveite o feriado: o Acampamento Farroupilha está de porteiras abertas

Até 20 de setembro, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho será o maior reduto de manifestações artísticas e culturais das tradições gaúchas

07/09/2015 - 07h04min

Atualizada em: 07/09/2015 - 07h04min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS
Odorico e Gisa: empenho o ano inteiro para aprimorar o cenário do piquete

Cada canto do Piquete Laços de Sangue, de Porto Alegre, transporta os adultos para o passado e desperta a curiosidade de crianças que começam agora a conhecer os costumes e tradições gaúchas.

É quase inevitável não recordar de algum objeto da casa da vó e de hábitos do Interior no rancho de barro que até 20 de setembro estará dentro da Capital, junto a outros piquetes montados no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia.

Feriado será de sol entre nuvens no RS

Ao longo de 11 meses do ano, o patrão Odorico Luiz Peres de Oliveira, 48 anos, e a esposa, Gisa Scheffer, buscam novos elementos para enriquecer o ambiente. Ferro na brasa, forno de barro e lampião são alguns dos itens que compõem o cenário que todos querem fotografar. 


Mais uma vez gaudérios não terão desfile temático em Porto Alegre

- As pessoas chegam aqui e recordam do seu passado. É emocionante porque isso faz a gente renascer a cada ano. Esse conhecimento que a gente passa para esse pessoal vale qualquer sacrifício - considera Odorico.


Este ano a novidade do piquete é um palco em forma de tambor que receberá um coral de crianças que fará uma apresentação no dia 19, em homenagem ao cantor Nico Fagundes, morto em 24 de junho.

- Vai ser emocionante. O visitante pode vir a qualquer hora que será bem-recebido. Aqui eu me sinto em casa - garante Gisa.

Mirante é a novidade

Recebendo visitantes desde sábado, o Acampamento terá sua abertura oficial hoje, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. Além da viagem ao passado e aos hábitos gaúchos, quem passar pelo local poderá participar de oficinas, concurso, assistir invernadas artísticas e apresentações de grupos tradicionalistas.

Na Rua do Baile, uma novidade desse ano, estão localizados os piquetes que promovem bailes abertos ao público durante o Acampamento que terão segurança da Brigada Militar.

Leia outras notícias sobre o Acampamento Farroupilha

Um mirante com seis metros de altura possibilitará uma vista panorâmica de todo Acampamento ao visitante. A estrutura estará aberta a partir das 10h de hoje e terá acesso gratuito em grupos de no máximo oito pessoas. Crianças menores de 12 anos só poderão acessar o mirante junto com pais ou responsáveis.

Leia outras notícias do dia

Serviço

- Portões abertos das 10h às 22h.
- Entrada gratuita.
- A programação cultural, campeira e do Turismo de Galpão está disponível neste endereço: www2.portoalegre.rs.gov.br/acampamentofarroupilha.
- Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20,00 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento.
- O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. Na Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um caixa do banco.

Curta nossa página no Facebook

 
Detalhes despertam curiosidade dos visitantes
Foto: Lauro Alves/Agência RBS

 
Piquete de barro remete aos ranchos do passado
Foto: Lauro Alves/Agência RBS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias