Notícias



Trânsito

Baliza reprova 52% dos candidatos a motorista em Porto Alegre

Estudo mostra que 78% dos candidatos foram aprovados dentro do período de um ano

09/09/2015 - 16h18min

Atualizada em: 09/09/2015 - 16h18min


Porthus Junior / Agencia RBS
45% dos candidatos são aprovados na primeira tentativa

O Detran divulgou um estudo sobre os índices de reprovação nas provas práticas de direção para automóveis, a categoria B. Foram analisados os dados de 221.506 mil candidatos no Estado, que tiveram o prazo entre julho de 2013 e junho de 2014 para fazer as aulas, e que fizeram provas em até um ano da data de abertura do serviço. As informações são da Rádio Gaúcha.

O estudo concluiu que 78% dos candidatos eram aprovados dentro do período de um ano. Destes, 45% foram aprovados na primeira tentativa e 15% na segunda tentativa. Os índices de aprovação nas provas práticas foram melhores entre os homens (87,3%), entre os jovens (87,7%) e entre os candidatos com Ensino Superior Incompleto (83,4%).

Operação registra 8,6 mil infrações durante o feriado nas estradas

Além disso, foram feitas 158 entrevistas de candidatos à habilitação categoria B, em Porto Alegre. A supervisão dos exames em na Capital Gaúcha apontou que mais da metade dos 158 candidatos analisados foi reprovada na baliza, Foram 83. Outros 47 foram reprovados no percurso.

Entre as faltas mais comuns verificadas na baliza, estiveram falta do pisca alerta, bater na baliza, apagar o veículo, distância maior de 50 cm, e tempo maior que 4 minutos.

PRF registra aumento de multas e queda de acidentes no RS

O Detran estuda a criação de um mecanismo legal que impeça o candidato de realizar a prova sem o aval do instrutor, como uma série de provas simuladas antes do exame final, para evitar que o candidato tente passar mesmo sem saber dirigir.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias