Notícias



Espaço do Trabalhador

Comércio gaúcho pretende reduzir pela metade a contratação de temporários

Cenário da economia, associado às dificuldades enfrentadas pelo Estado, determinam a diminuição para este ano, justifica a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo

04/09/2015 - 17h27min

Atualizada em: 04/09/2015 - 17h27min


Fedior L / Photl.com
Cenário de crise deve diminuir número de contratos temporários no RS

O cenário da economia, associado às dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, são fatores determinantes para que o comércio revise sua política de contratação de temporários em 2015.

A informação consta em pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Segundo o levantamento, o setor deverá reduzir pela metade o número de contratações, em comparação ao ano de 2014.

PIS estará disponível para saque a partir do dia 15 de setembro

- No ano passado o comércio gaúcho contratou, nos meses de outubro e novembro, um total de 18 mil temporários para um universo de 350 mil trabalhadores do setor em todo o Estado. Para esse ano, pelo levantamento realizado, não serão oferecidas mais de 9 mil vagas, uma redução de 50% em relação ao ano passado - comenta o presidente da entidade, Vilson Noer.

O dirigente também aposta na força das próximas estações, de modo especial no Dia das Crianças e no fim de ano, que poderá aliviar os resultados do comércio previstos para 2015.

Mais de 13 mil vagas são abertas para cursos gratuitos no Estado

Para Noer, as expectativas para os próximos meses são moderadas, considerando o agravamento da crise econômica nacional e estadual associada à alta da inflação e à redução do poder aquisitivo do consumidor.

- Embora o Natal seja uma data com grande potencial de venda e de recuperar parte das perdas do ano, os ajustes de custos são necessários. E, nisso, se enquadram menos contratações - disse.

Conforme o presidente da AGV, as lojas tendem buscar maior produtividade funcional para compensar as perdas do primeiro semestre e, com isso,  as contratações serão menores. 

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias