Porto Alegre



Suspeita de novos ataques

Empresas voltam a paralisar linhas de ônibus na Zona Sul

Ameaças de novos ataques ao transporte público levaram motoristas a recolher os veículos

04/09/2015 - 10h29min

Atualizada em: 04/09/2015 - 10h29min


Jocimar Farina / Agência RBS
Mesmo com reforço policial, motoristas se sentem inseguros de operar na Zona Sul

Ameaças de novos ataques levaram empresas a retomar, por volta das 10h desta sexta-feira, a paralisação do transporte público na zona sul da Capital, que foi iniciado após ônibus e lotação terem sido incendiados na quinta-feira. 

De acordo com a última atualização da EPTC, as linhas que continuam sem circulação são:

282 - Cruzeiro
282.1 - Pereira Passos
282.2 - Pereira Passos 2
244 - Santa Tereza
244.1 - Mariano de Matos
195 - TV
177 - Menino Deus
263 - Orfanotrófio
265 - Jardim Medianeira

02.1 - Menino Deus (lotação)

Líder comunitário diz que violência policial provocou revolta no Santa Tereza
Leia todas as notícias de Porto Alegre

Para pesquisar alternativas de linhas, os usuários podem consultar o site POA Transporte ou ligar para o telefone 156.

Motoristas das empresas Trevo e VTC haviam iniciado o dia sem retirar os ônibus de oito linhas das garagens. Eles alegavam falta de segurança após a morte de um jovem no Morro Santa Tereza que provocou represálias e isolamento de ruas. O serviço foi retomado após acordo com a Brigada Militar, que garantiu reforço na segurança.

O Consórcio STS divulgou nota sobre o assunto:

"O Consórcio STS vem, através deste documento, esclarecer a situação instalada na região da grande Vila Cruzeiro no que tange a insegurança para a circulação do sistema de transporte coletivo por ônibus. Em primeiro lugar, salientamos que nos últimos quatro anos, tivemos um total de sete ônibus incendiados, sem que até o presente momento houvesse o apontamento dos responsáveis por estes delitos. Felizmente, até hoje, não tivemos nenhum passageiro ou colaborador feridos nestes atos de brutalidade e vandalismo.

Em relação especificamente aos episódios do dia três de setembro de 2015, informamos que além dos dois ônibus incendiados tivemos mais duas ocorrências, a saber: (i) a primeira delas, foi a divulgação de um ônibus incendiado no bairro Ipanema, próximo do meio-dia, algo que mais tarde não se confirmou, mas que gerou um transtorno generalizado em todo o Consórcio STS, obrigando-nos a recolher para as garagens os 503 ônibus do Consórcio; (ii) já a segunda, foi a depredação de três ônibus da linha 282 - Cruzeiro do Sul, próximo às 22 horas, na avenida Tronco, fazendo com que todos os ônibus da referida linha tivessem de ser recolhidos para garagem.

Mediante aos fatos acima mencionados e entendendo que o principal papel do Consórcio STS é transportar os usuários e colaboradores com segurança e qualidade, o Consórcio adotará as seguintes providências nas próximas horas:

• Ratificaremos junto à Brigada Militar e Polícia Civil um pedido de acompanhamento ostensivo dos seus efetivos aos coletivos que operam da região, conforme ofício encaminhado ao Comando da Brigada Militar com data de três de setembro de 2015;
• Encaminharemos junto à EPTC um pedido de estudo para implantação de sistema tronco-alimentador em algumas linhas da região da grande Vila Cruzeiro;
• Retiraremos de operação as linhas circunvizinhas da região sempre que a avaliada situação de risco à vida;
• Estudaremos ingressar com uma ação de REPARAÇÃO de danos junto ao Poder Judiciário solicitando ressarcimento dos prejuízos acumulados ao longo dos quatro anos. Encerramos esta nota nos solidarizando com os colaboradores rodoviários e a população da zona sul da Capital por esta situação lamentável em que nos inserimos neste momento.

Porto Alegre, 04 de setembro de 2015.

Roger Born
Presidente"

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias