Notícias



Calor do cão

Homem instala ar-condicionado na casinha do cachorro em Tocantins

Temperaturas próximas aos 40ºC levaram Wyomar Ramos de Araújo a colocar o equipamento eletrônico para Hana, uma pastor alemão de um ano e um mês

22/09/2015 - 13h34min

Atualizada em: 22/09/2015 - 13h34min


Twitter / Reprodução

Wyomar Ramos de Araújo, 39 anos, fez jus ao dito popular "calor do cão" e instalou um ar-condicionado na casinha de Hana, uma pastor alemão de um ano e um mês. Ele e a cadela vivem na cidade de Guaraí, no interior do Tocantins, onde a temperatura é muito elevada - podendo chegar a 40ºC nesta terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ao portal G1, Wyomar contou que a ideia de instalar o ar-condicionado surgiu depois de um dia muito quente, quando Hana ficou inquieta.

- Eu dei água, comida e levei para passear, mas ela continuava agoniada. Liguei a mangueira e dei um banho nela. Hana ficou super feliz. Então percebi que o problema era o calor - explicou.

VÍDEO mostra a reação de um cachorro após reencontro com seu dono
Vira-lata salva a vida de mulher atacada por pitbull em Santa Maria

Ele também garante que a cadela aprovou a colocação do equipamento:

- Nossa! No primeiro dia ela quase não saia mais da casinha. Quando ela quer que eu ligue o ar-condicionado fica entrando e saindo de lá, como se estivesse me avisando que está na hora.


Foto: Twitter/Reprodução

Wyomar ressaltou, ainda, que o aparelho fica ligado por até duas horas por dia. Segundo ele, sua esposa questionou a atitude quando o ar-condicionado foi instalado.

- Ela perguntou se a conta de luz não ia vir muito alta. Bom, veio razoavelmente mais cara, mas também temos que lembrar que a energia aumentou recentemente. Eu acho que isso não é um problema. Dá para economizar de outras formas: apagar as lâmpadas, desligar a televisão - disse, lembrando que se os humanos passam calor, por que os bichinhos também não passariam.

VÍDEO: cachorro pedindo perdão vira sucesso nas redes sociais
Fiéis escudeiros: Gisele Bündchen posta foto da filha com o cachorro da família

O homem afirmou que ainda pretende melhorar a casinha onde fica Hana. Ele diz que, desde que ela era um filhote, se apegou muito à cadela. As próximas medidas, segundo ele, serão a colocação de um forro de isopor, um calçamento e reboco nas paredes.

O veterinário Isaac Avelino Pacheco, ouvido pelo G1, fez recomendações quanto ao uso do ar-condicionado em ambientes com animais e também garantiu que o equipamento não faz mal aos cães.

- O ar-condicionado, de forma geral, reduz a umidade do ambiente. Além do que, se não passar por limpeza regularmente, pode acumular fungos e bactérias. Os danos que poderiam ser causados aos cães são os mesmos que podem afetar o ser humano. Ele pode prejudicar a respiração de ambos - esclareceu.

Ele ainda afirma que colocar um humidificador de ar ou uma toalha molhada no local refrigerado é uma boa saída para evitar problemas respiratórios. Sombra, água fresca e ambientes arejados também são fundamentais para a saúde do animal.

Leia mais notícias sobre Bicharada
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias