Notícias



Porto Alegre

Moradores acuam Brigada Militar após morte de homem no bairro Santa Tereza

População nega que Ronaldo de Lima, 18 anos, tenha reagido à abordagem da BM nesta manhã

03/09/2015 - 09h22min

Atualizada em: 03/09/2015 - 09h22min


Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Brigadianos do 9ºBPM foram chamados ao local para prestar auxílio aos policiais

Moradores do bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, se revoltaram contra a Brigada Militar, na manhã desta quinta-feira, após a morte de um homem. Um grupo queimou lixo e atirou pedras contra a viatura e oito policiais, que, acuados, pediram reforço.

AO VIVO: acompanhe a situação no Morro Santa Tereza

Por volta das 11h, uma lotação da linha Menino Deus, que estava estacionada próximo das antenas de emissoras de TV, foi incendiada. A fumaça pôde ser vista do Beira-Rio. As circunstâncias e a ligação com o incidente anterior, com a BM, ainda está sendo apurada.

Em vídeo, veja a indignação dos moradores:



A confusão começou por volta das 8h. Uma guarnição da polícia fazia uma ronda no bairro quando abordou um homem, identificado como Ronaldo de Lima, 18 anos. Ele estaria armado e teria reagido, na versão da BM. Na confusão, um soldado disparou contra Lima, que morreu no local, na Rua Dona Maria.

- Os brigadianos ficaram cercados, fora do carro. Ninguém da corporação se feriu. Mas as viaturas foram avariadas devido ao arremesso de pedras - afirma o coronel Antônio Carlos Maciel Jr.

Encurralados, os brigadianos pediram socorro para o próprio batalhão, o 1ºBPM, e para o Batalhão de Operações Especiais (BOE). A corporação chegou a mobiliar um helicóptero para controlar a situação. O clima ainda está tenso no local.



A morte causou indignação da população, que nega que o homem tenha reagido. Moradores passaram a hostilizar os policiais, com pedras e queima de lixo pelas ruas do entorno.

- Eles (moradores) estão se sentindo injustiçados. Parece que era um morador muito querido aqui na região - disse a delegada Jeiselaure de Souza, titular da 5ª Delegacia de Homicídios, que ficará responsável pela investigação do caso.

Segundo a irmã de Lima, Juliana, 19 anos, o jovem voltava de uma festa do centro da Capital quando foi abordado pela polícia. A partir de relatos de testemunhas, ela conta que ao ver os brigadianos, o irmão saiu correndo.

- Ele se rendeu. Levantou os braços e levou um tiro pelas costas. Se ele tivesse armado, a arma teria ficado no local. E a perícia teria recolhido (o revólver) - disse Juliana.


Ronaldo de Lima, 18 anos. Foto: Reprodução

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias