Notícias



Acampamento Farroupilha

Patrão de piquete coleciona peças ligadas à lida campeira

Entre as relíquias, há um moedor de erva-mate com mais de um século de história

10/09/2015 - 07h02min

Atualizada em: 10/09/2015 - 07h02min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Um acervo de quase 3 mil peças ligadas à lida campeira se espalha pelo lote 216 do Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Ali, moedores de carne e furadeiras manuais com mais de sete décadas misturam-se a dezenas de cuias, lampiões e outros objetos colecionados pelo patrão do piquete Maragatos da Zona Sul, o porteiro aposentado Oberon Dalbar Silva dos Santos, 62 anos. Entre as relíquias, porém, há uma considerada a paixão de Oberon: um soque de madeira para moer erva-mate, com mais de 120 anos de existência.

Confira outras notícias sobre o Acampamento Farroupilha

É com esta peça, doada pela família Casagrande, de Fontoura Xavier, a 196km de Porto Alegre, que durante o Acampamento Farroupilha o falante patrão faz demonstrações de moagem de erva-mate à moda antiga. Serão cinco oficinas, a primeira hoje, a partir das 11h, no próprio piquete. E, antes que questionem sobre o funcionamento da mesma, Oberon sai dizendo que ela é ligada com energia elétrica, diferente do início, quando só se mexia movida à água, feito um moinho. 

- O visitante poderá conhecer o equipamento, ver a máquina funcionando e tomar um mate preparado na hora. A erva é de Fontoura Xavier, e não tem conservante - garante, orgulhoso, Oberon.

 
Oberon prepara um mate ao lado do soque
Foto: Tadeu Vilani


Pesando cerca de 600kl, o soque precisou ser carregado por quatro homens do Bairro Cavalhada, onde Oberon mora, até o lote 216, local do piquete provisório. No cocho, com capacidade para 5kl, a erva pode ficar fina, média ou grossa.

- Mas depende do olho de quem está moendo - ressalta. - São cerca de 5 minutos para deixá-la grossa, 15 para média e 25 minutos, para fina. É do gosto da pessoa -completa o patrão.


Bom gaúcho
Natural de Santa Maria, Oberon relata que sempre foi um apreciador da cultura gaúcha. A vontade de colecionar peças, porém, surgiu por intermédio do avô Ermínio dos Santos, falecido há 45 anos. Era dele a panela de ferro do início do século passado, hoje guardada com carinho pelo neto. 

- Se hoje sou um apaixonado por história, devo isso ao meu avô. Quem já me conhece sempre acaba trazendo relíquias da família para serem guardadas. Acabei montando um museu sem querer - comenta, ao risos.

Casado há 35 anos com Eunice dos Santos, 51 anos, pai de quatro filhos e avô de cinco netos, há três décadas Oberon deixa a casa da família entre agosto e setembro para dedicar-se exclusivamente ao Acampamento Farroupilha. Há 15 anos, desde a criação do seu próprio piquete, o cuidado ampliou-se. Foi dele a ideia de usar o espaço para explicar aos turistas como se transforma a folha que dá gosto à bebida típica do gaúcho. 

- Neste lugar vivemos um mundo à parte. Aqui não há espaço para inimizades. Todos que chegam são muito bem recebidos. E, como bom gaúcho, o melhor é sempre ter algo a oferecer ao visitante.

Para conferir a oficina sobre moagem de erva-mate à moda antiga
Onde: No Lote 216 - Piquete Maragatos da Zona Sul
Quando: Hoje - 11h Amanhã - 11h 13/9 - 15h 18/9 - 11h 19/9 - 11h

Agenda de hoje do Acampamento Farroupilha

9h até 17h - Ciranda Escolar - Parque do Gaúcho
11h - A história trançada em couro - DTG Morro da Tapera (grátis)
11h - Moagem de erva-mate a moda antiga no soque - Piquete Maragatos da Zona Sul (grátis)
15h - Palestra: Chama Crioula 2015: Colônia do Sacramento/ Chuí - Fazendinha (grátis)
15h - Exposição de fotos e objetos utilizados no passado - Piquete Laços de Sangue (grátis)
17h - Oficina sobre a pelagem do cavalo - Piquete Galpão da Querência (grátis)
17h - Oficina de chimarrão - DTG 12 de Outubro (grátis)
19h - Oficina de dança de fandango - DTG Sangue Nativo (grátis)
19h - Oficina de lendas do sul - Piquete Estância das Águas - Grátis
19h - Oficina de encilhas - Piquete Galpão da Querência (grátis)
19h - Tertúlia Livre - Palco Central
20h - Apresentação Cultural de Dança com CTG Tiarayu - Palco Central
21h30min - Show O Cancioneiro - Palco Central

* Diário Gaúcho

 
Peças fazem parte do acervo
Foto: Tadeu Vilani


MAIS SOBRE

Últimas Notícias