Tire suas dúvidas
Perguntas e respostas sobre a nova resolução que torna facultativo o uso de extintor em carros
Diário Gaúcho reuniu algumas dúvidas de motoristas sobre a decisão do Contran
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu nesta quinta que extintor dentro do carro não será mais obrigatório. O Diário Gaúcho reuniu algumas dúvidas de motoristas sobre a nova resolução, que deverá ser publicada no Diário Oficial na sexta-feira. Confira:
Para que tipo de eventos servem os extintores ABC?
Os extintores ABC são destinados a combater fogo da classe A (sólidos combustíveis) B (líquidos e gases combustíveis) e C (equipamentos elétricos energizados). Sua durabilidade é de cinco anos da data de fabricação.
Quais os dados do uso no Brasil?
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.
Por que extintores não são mais obrigatórios?
Reunião ontem entre Contran, representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, decidiu tornar o porte do extintor optativo em automóveis. Eles levaram em conta estudos realizados pelo Denatran que constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do alcance dos passageiros, entre outras. Além disso, fabricantes defenderam que ainda seria necessário cerca de quatro anos para atender a demanda.
Que tipo de veículos não precisa mais de extintores?
Automóveis, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
VÍDEO: veículo é arrombado para furtar extintor de incêndio
Mas ainda vale para outros veículos?
Sim. Segue sendo obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus, táxis e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
Como fica a fiscalização?
As autoridades de trânsito deverão fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com extintor ou se estiver com validade vencida, é de multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Como é em outros países?
O uso obrigatório do extintor em automóveis é mais comum nos países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade, pois as autoridades consideram a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio.
* Diário Gaúcho