Trânsito



Contra cortes e ajustes

Protesto de servidores federais bloqueia trânsito na ponte do Guaíba

Mobilização foi organizada pela Assufrgs, que representa funcionários da UFRGS, categoria em greve há cerca de três meses

02/09/2015 - 07h11min

Atualizada em: 02/09/2015 - 07h11min


Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Um protesto de servidores estaduais e federais bloqueou o trânsito na BR-290 sobre a ponte do Guaíba, no início da manhã desta quarta-feira. A manifestação foi organizada pela Assufrgs (Associação dos Servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS), categoria que está em greve há cerca de três meses.

Inicialmente, o protesto impediu o fluxo de carros no sentido Interior-Capital. Por volta das 7h30min, manifestantes fecharam o outro lado da rodovia. Cerca de 20 minutos depois, o grupo embarcou em um ônibus em direção ao centro de Porto Alegre, liberando o tráfego nos dois sentidos. Pouco antes das 8h, no entanto, ainda havia lentidão no local.

O grupo reivindica "negociação efetiva" com o governo sobre os pedidos de aumento de salários. Segundo os manifestantes, a proposta do governo é reajustar salários em 21,3% divididos em quatro anos (de 2016 a 2019). O índice foi rejeitado em julho pela categoria, que pede reposição de 27% de perdas acumuladas desde 2011 e recusa fechar acordo de quatro anos.

Com quase 100 dias, greve na UFRGS segue sem acordo
Servidores de universidades federais entram em greve nesta quinta

Enquanto o trânsito permanecia bloqueado, dezenas de passageiros deixaram coletivos e fizeram a travessia da ponte, a pé, no sentido Interior-Capital.

 
Passageiros abandonaram coletivos e fizeram a travessia da ponte a pé
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Leia as últimas notícias do dia

De acordo com manifestantes, a mobilização foi um ato contra cortes e ajustes dos governos Dilma e Sartori. Participaram do ato ainda funcionários estaduais, principalmente ligados à Educação, representados pelo Cpers/Sindicato.

Entre as reivindicações dos servidores ligados à Assufrgs também estão luta por data-base, reajuste salarial de 27,3% e melhores condições de política salarial e plano de carreira.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias