Educação



Diversidade de conteúdos

Prova de Linguagens do Enem cobra conhecimento de artes, educação física e tecnologias da informação

Dança, música e teatro estão entre as linguagens verbais e não verbais que podem ser cobradas no exame. Veja dicas para você ir se preparando

03/09/2015 - 05h02min

Atualizada em: 03/09/2015 - 05h02min


Guilherme Justino
Guilherme Justino
Enviar E-mail
Thais Longaray / Diagramação ZH

Não estranhe se você encontrar, em meio às perguntas sobre movimentos literários e regência verbal no Enem, pinturas de artistas como Anita Malfatti, Cândido Portinari e Tarsila do Amaral na prova de Linguagens. Isso porque, apesar de o estudo das artes não ser um tema tão comum no Ensino Médio, as obras de pintores como esses aparece praticamente todo ano no exame. É uma forma de deixar claro que a interpretação de textos deve ir além das palavras.

Prova de Linguagens e Códigos do Enem vai muito além das palavras
QUIZ: teste seus conhecimentos para a prova de Linguagens e Códigos

Relacionar as linguagens verbal - que por vezes acompanham as obras - e a não verbal das telas de artistas brasileiros e estrangeiros é uma constante. Nas questões, é exigido que o aluno interprete sua mensagem e defina o contexto histórico em que o quadro foi produzido. O conhecimento específico sobre autores não é tão importante quanto entender bem a linha do tempo das artes.

Simulados são o teste ideal para enfrentar o Enem
Como ler charges, tirinhas e obras de arte nas provas do Enem

Para o professor de Literatura do Universitário Marcos Bondan, é recorrente encontrar questões que incitem o aluno a analisar uma obra de acordo com seu contexto histórico, político e social. Um exemplo é a relação do quadro Guernica, de Picasso, com a Guerra Civil Espanhola. Quanto às questões sobre educação física, o professor avalia que o candidato precisa compreender a prática de exercícios como forma de melhorar a qualidade de vida e a saúde:

- Jogos, dietas, dança são assunto da prova. Mais do que frequentar uma academia ou praticar um esporte, o candidato deve estar atento aos conceitos teóricos da disciplina e estar ligado aos conceitos de luta, jogos, ginástica e até mesmo o percentual de gordura e avaliação física.

VÍDEO: os assuntos recorrentes na prova de Linguagens e Códigos

COMO INTERPRETAR?

Obras de arte
Não é preciso ser um profundo conhecedor de artistas e datas, mas entender o contexto em que a obra foi criada. O que pode ter influenciado o artista. Para "ler" uma obra de arte, observe o tipo de traço, as cores usadas, se ela aparenta ser simples ou mais aprimorada. Quando der um branco sobre as informações da obra, é possível identificar ao menos o período a que ela pertence, fazendo uma leitura de tudo que é visível: cores, planos, linhas, manchas.

Período clássico
A figura é representada de maneira "convencional" (pintura, escultura, gravura) e busca semelhança com o mundo visível.

Período moderno
Há "deformação" e a arte foge do mundo semelhante ao visível, mas ainda é uma escultura ou pintura.

Período contemporâneo
A obra foge das categorias mais clássicas das belas artes (pode ser uma instalação ou fotografia, por exemplo), não importando se é semelhante ao real.

Na tela Operários (Tarsila Amaral, 1933), as pessoas retratadas, mesmo que de diversas etnias, parecem todas iguais, o que remete à massificação do trabalho. Trata-se de uma obra (e de uma artista-símbolo) do modernismo brasileiro.

Fontes: Simone Vacaro Fogazzi, professora do Colégio Aplicação, e Juares Souza Lima, professor do colégio La Salle Santo Antônio

Tirinhas e charges
- É importante entender o humor presente nas duas linguagens, verbal (diálogos e frases) e não verbal (imagens). A leitura ao pé da letra do que está escrito geralmente traz uma interpretação errônea.
- Compreender o humor não significa que as tirinhas e as charges tragam uma piada ou que tenham de ser engraçadas. O segredo é entender a construção do humor e a ironia, quando houver.
- Não se afobe. Mesmo que você tenha entendido de imediato a mensagem que a tirinha quis passar, leia o enunciado, que é, muitas vezes, a chave para o entendimento da questão.
- Além de perceber a crítica que está sendo feita no texto, é importante para a interpretação notar a que público a tirinha ou charge se destina e o veículo de comunicação em que aparece.

Nesta charge, Iotti compara as mortes no trânsito à Guerra Civil Espanhola, retratada na tela Guernica, de Picasso. Foi questão no Enem em 2014

Dicas
- Fique atento à produção de artistas brasileiros, que costuma ser cobrada nas provas.
- Estude arte brasileira de forma geral (pode aparecer uma questão da arte pré-histórica no Brasil, por exemplo) e a Semana de Arte Moderna de 1922.
- Consulte sites confiáveis, como os de museus, instituições culturais e bienais.
- Reúna amigos, visite uma exposição de arte e solicite a mediação de profissionais do local. Em Porto Alegre, há opções, como Margs e Fundação Iberê Camargo.

Na prova de Linguagens

Está na matriz de referência do Enem: a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrange o conteúdo de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), língua estrangeira moderna, literatura, artes, educação física e tecnologias da informação. As últimas três talvez pareçam estranhas, mas basta conferir alguns exames anteriores para perceber como conteúdos de linguagens artísticas, corporais e tecnológicas são cobrados. Listamos temas dentro de cada assunto aos quais você precisa ficar atento.

Artes
São quatro as linguagens artísticas que podem ser cobradas no exame: artes visuais, dança, música, teatro. É preciso saber interpretar cada uma dessas manifestações.

- Contexto da obra artística e da comunidade
- Estruturas morfológicas e sintáticas
- Fontes de criação
- Inclusão, diversidade e multiculturalidade
- Interpretação de textos artísticos

De sistema antichute a interdisciplinaridade: saiba mais sobre quatro aspectos-chave do Enem

Educação física
Esporte, lutas, jogos, brincadeiras: tudo o que está relacionado ao corpo e à prática de atividades físicas também pode ser cobrado na prova de Linguagens.

- Exercício físico e saúde, o corpo e a expressão artística e cultural.
- Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade.
- A linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade.
- O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura.
- Performance corporal e identidades juvenis.
- Práticas corporais e autonomia, condicionamentos e esforços físicos.

Leia as últimas notícias sobre educação

Tecnologia da informação
O impacto e a função social das tecnologias de comunicação não ficam de fora do Enem: os candidatos devem refletir sobre aquilo a que estão expostos todo dia.

- O texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros digitais.
- Caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica.
- Estudo dos gêneros digitais.
- Função social das novas tecnologias.
- Recursos linguísticos e os gêneros digitais.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias