Educação



Nova opção

PUCRS passará a oferecer curso superior de tecnologia em Escrita Criativa a partir de 2016

Tecnólogo é destinada a quem quer trabalhar com produção de conteúdo narrativo em diferentes plataformas

03/09/2015 - 04h04min

Atualizada em: 03/09/2015 - 04h04min


Juliana Forner
Juliana Forner
Enviar E-mail
Thais Longaray / Diagramação ZH

Quem está se programando para o vestibular neste semestre e curte criar e contar histórias terá uma nova opção de graduação para escolher. Em 2016, a PUCRS passará a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa, voltado à produção de conteúdo narrativo em diferentes plataformas.

Conheça as diferenças entre o mestrado profissional e o acadêmico

Com base literária, o tecnólogo apresenta disciplinas que envolvem ficção, poesia, biografia, escrita literária e gramática, mas também engloba outras áreas, como cinema, narrativas gráficas e empreendedorismo. Textos literários e não literários e roteiros teatrais e audiovisuais são algumas das produções trabalhadas em sala de aula, onde os estudantes também terão noções de editoração, ilustração e adaptação das narrativas para outras linguagens.

- A nova graduação lida com os processos de criação em todas as suas etapas e tem como objetivo dar uma base literária e criativa para produção de conteúdo - explica Bernardo Bueno, coordenador do curso.

Pioneirismo na educação

O termo escrita criativa é usado para designar o ensino da literatura como ofício e arte dentro da universidade. Pelo mundo, diversas instituições oferecem programas que trabalham com a formação do escritor, usando o ambiente acadêmico para fomentar a criatividade e o aprimoramento da técnica por meio da troca de experiência com colegas e outros profissionais.

Veja onde estão as opções de pós-graduação no Estado 

No Brasil, a PUCRS, que já ofertava disciplinas nesses moldes a estudantes de Letras, além de uma oficina, um mestrado e um doutorado na área, é pioneira ao oferecer uma graduação.

Moema Vilela, 32 anos, é jornalista, do Mato Grosso do Sul. Ela já tinha um mestrado em Linguística quando decidiu vir para o Rio Grande do Sul fazer um segundo mestrado - desta vez, em Escrita Criativa. Hoje, é doutoranda da área na PUCRS e acredita que este tipo de curso proporciona um olhar diferente sobre a literatura como objeto de estudo:

- A escrita criativa junta a teoria com a prática. Nós temos oficinas com escritores, que têm um olhar diferente sobre a literatura, e o fato de eles compartilharem suas experiências e incentivarem a análise e a crítica acaba provocando reflexões sobre o próprio fazer literário.

O coordenador do curso conta que a procura pelos programas que envolvem escrita criativa sempre foi grande: cerca de 750 estudantes já passaram pela oficina, criada em 1985. A pós-graduação oferece até 12 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado anualmente.

Escrita criativa x Curso de Letras

Por mais que ambos permitam pesquisas na área da literatura, não se deve confundir letras com escrita criativa. Enquanto o primeiro é voltado principalmente para a licenciatura, o ponto forte do segundo é a prática - e é, portanto, indicado para quem quer trabalhar com criação no dia a dia. Conforme Bueno, a duração do novo curso (cinco semestres) foi pensada para incluir também o público que já está inserido no mercado de trabalho.

Como funciona a modalidade de ingresso especial

Os formandos se tornam tecnólogos em escrita criativa e podem trabalhar com tudo que envolva criação de conteúdo narrativo, tornando-se escritores, editores, revisores de texto, agentes, redatores ou roteiristas. Mas atenção: os ensinamentos do curso não são como uma receita de bolo.

- Ao contrário do que muitos pensam, meus colegas escritores são mais díspares. Não é porque frequentamos o curso que escreveremos do mesmo jeito, com o mesmo estilo - salienta Moema.

Instituições renomadas que oferecem o curso

Columbia University (Nova York, EUA): arts.columbia.edu

New York University (Nova York, EUA): cwp.fas.nyu.edu

University of East Anglia (Norwich, Inglaterra): uea.ac.uk

University of Iowa (Iowa, EUA): english.uiowa.edu

University of Oxford (Oxford, Inglaterra): conted.ox.ac.uk

Curiosidades

A PUCRS já oferecia uma oficina, um mestrado e um doutorado de escrita criativa. Aproximadamente 750 alunos participaram da oficina, que existe há 30 anos e é uma atividade de extensão, aberta ao público externo. A pós-graduação oferece até 12 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado por ano. Também há um curso de extensão a distância.
O trabalho de conclusão de curso do mestrado e do doutorado inclui um ensaio teórico e uma criação literária, que pode ser desde uma coletânea de contos ou poemas até romances. A graduação seguirá no mesmo molde.

Desbrave a novidade

O que é: Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa.

Local: Faculdade de Letras (prédio 8) da PUCRS.

Duração: cinco semestres. Aproximadamente 1,7 mil horas de disciplinas presenciais e semipresenciais.

Turno: noturno.

Número de vagas: 40 por semestre.

Início: 2016/1.

Processo seletivo: vestibular de verão e de inverno. As inscrições para o próximo ocorrem de 3 a 25 de novembro, e as provas, em 5 e 6 de dezembro.

Currículo: alguns temas trabalhados são escrita criativa (narrativa, poesia e não ficção), teoria da literatura, gramática, a relação da literatura com outras artes, roteiro, literatura e cinema, laboratórios de criação (ficção, narrativas gráficas, games e outros), empreendedorismo criativo, literatura de massa (fantástica, policial, ficção etc.), autores contemporâneos e clássicos, mercado editorial, história do livro, plataformas tradicionais e novas (livros, blogs, podcasts, internet, e-books etc.).

Mercado: quem optar por esta graduação torna-se tecnólogo em escrita criativa e estará apto a criar conteúdo de base literária em diferentes plataformas, como textos, narrativas online e roteiros. Uma das opções é trabalhar no mercado editorial, escrevendo ou editando livros.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias