Notícias



Tudo de novo

Rios da Região Metropolitana ameaçam transbordar

Alvorada, Cachoeirinha e São Leopoldo já começam a retirar moradores de áreas de risco

24/09/2015 - 15h19min

Atualizada em: 24/09/2015 - 15h19min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Moradores retiram móveis na Rua Marques do Pombal, em Alvorada

A chuva incessante volta a tirar moradores de suas casas na Região Metropolitana de Porto Alegre, principalmente nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha e São Leopoldo. A situação mais crítica, até o momento, acontece em Alvorada, onde há algumas ruas alagadas e o arroio Feijó está quase transbordando.

Leia mais notícias do dia

Nesta quarta-feira, o Conselho da Cidade e a Defesa Civil de Alvorada se reuniram em virtude da quantidade de chuva que atinge o município desde a última semana. Foram apresentadas a situação da cidade e o plano de ação para enfrentar possíveis alagamentos.

Chuva, granizo e geada já atingem 36 mil no Estado

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Márcio Motta, já choveu mais 230mm. Segundo ele, Alvorada pode viver um momento critico até domingo por conta do nível do rio Gravataí que está impedindo a vasão de água do arroio Feijó.

Passa de 8 mil o número de famílias afetadas pela chuva no RS

- Na parte mais alta do arroio, faltam uns 60cm para transbordar. Ontem (quarta-feira) avisamos toda a população que mora no entorno. Algumas pessoas estão indo para a casa de parentes, alguns vão para abrigos da prefeitura, mas a maioria ainda permanece em suas residências.

A Defesa Civil de Alvorada atende a comunidade pelo telefone 3044-8687.

Cachoeirinha

Em Cachoeirinha, a prefeitura e Defesa Civil estão fazendo a mudança hoje de 30 famílias moradoras da Vila Olaria. Eles estão sendo realocados em casas no Bairro Chico Mendes. De acordo com o secretário do governo da cidade, Charlante Stuart da Silva, a Vila Olaria é um local de risco e está com dias contados para que seja totalmente desabrigada.

- As casas na Chico Mendes precisam de reforma. A prefeitura está dando o material e todos estão ajudando com a mão de obra. A Olaria é um bairro que alaga sempre. Queremos retirar 130 famílias de lá para que vivam em um ambiente melhor.
Segundo o secretário, todos estão preparados para que a situação de alagamento se agrave ainda mais até domingo.

São Leopoldo

Em São Leopoldo, o Rio dos Sinos já atingiu 4,86m e a cidade está em estado de alerta máximo. Segundo a Defesa Civil da cidade, com a tempestade intensa da última semana, o rio está subindo mais de 2cm a cada hora.

A população ribeirinha já foi alertada, mas permanecem nas casas. Outro problema de alagamento ocorre na Rua das Camélias, onde 7 casas estão com água no pátio, beirando a entrar dentro das residências. No Bairro São Geraldo, a água já entrou em 8 casas. Até o momento, 526 casas estão destelhadas por conta do granizo da chuva dos dias 17 e 18 de setembro.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias