Notícias



Seu problema é nosso

Terreno virou depósito de lixo em Viamão

Além da sujeira domiciliar, o local também é cemitério de animais e ponto de tráfico de drogas

03/09/2015 - 08h27min

Atualizada em: 03/09/2015 - 08h27min


Tadeu Vilani / Agencia RBS

Moradores da Rua Tefé, na Santa Isabel, em Viamão, precisam lidar diariamente com os problemas ocasionados por um terreno abandonado. Mesmo tendo dono, o lugar tornou-se um lixão, onde a própria comunidade deposita sacos de resíduos secos e orgânicos. Além disso, a área virou cemitério de animais e, até mesmo, ponto de tráfico de drogas, à noite.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

O terreno está carente de manutenção há, pelo menos, dez anos. Sem muro ou cerca, o matagal está invadindo até mesmo a calçada.

Vaquinha

O sushiman Márcio Humberto Romero Rocha, 33 anos, mora bem ao lado do terreno. Segundo ele, os moradores por quatro vezes fizeram uma vaquinha para limpar a área, de tanto lixo acumulado.

- Tem dias que o cheiro de cachorro morto fica insuportável. Tudo poderia ser resolvido se o dono se conscientizasse e colocasse um muro em frente ao terreno. Isso já ajudaria, e o local ficaria preservado - sugere Márcio.

Sem resposta

Conforme o morador, a prefeitura já foi informada.

- Eles até vêm aqui, olham e vão embora. Pode até ser que autuem o proprietário, mas de que adianta? Tem que obrigar ele a cercar a área e cuidar da propriedade - desabafa.

Prefeitura promete limpeza da área

De acordo com a prefeitura de Viamão, foi constatado no sistema que havia uma solicitação para limpeza do terreno. A fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, em atendimento a este processo, fez uma vistoria no local, onde constatou que a denúncia era procedente, ou seja, havia acúmulo de resíduos sólidos e vegetação alta no local.

A prefeitura informou que, pelos registros no cadastro imobiliário, não foi possível obter informações sobre o novo proprietário do terreno, pois o antigo dono faleceu há cerca de 30 anos. No dia 19 de agosto deste ano, o processo foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para que tomasse providências em relação à limpeza do terreno. O órgão público se comprometeu a limpar a área até o final desta semana.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias