Porto Alegre



Mau tempo

Afetados pela chuva na Capital poderão solicitar FGTS em novembro; saiba como

Locais de recepção dos documentos serão divulgados até o fim desta semana

27/10/2015 - 17h45min

Atualizada em: 27/10/2015 - 17h45min


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Cheia atingiu reigão das ilhas na metade do mês

As famílias atingidas pelo mau tempo em Porto Alegre poderão solicitar o auxílio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) a partir de novembro. Moradores da região das ilhas - Ilha da Pintada, Ilha das Flores, Ilha dos Marinheiros e Ilha do Pavão - terão 30 dias para comparecer à Caixa Econômica Federal, a partir de 9 de novembro. Já os moradores dos demais bairros da Capital que sofreram danos pelo mau tempo serão recebidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região a partir do próximo dia 3, também tendo prazo de 30 dias. Os locais de recepção dos documentos serão divulgados até o fim desta semana.

Apenas trabalhadores com carteira assinada poderão retirar o FGTS. O valor do saque depende do saldo disponível em conta, sendo o máximo de R$ 6.220. Portanto, o pagamento não será por unidade: várias pessoas da mesma família podem sacar o fundo, desde que comprovado vínculo empregatício e residência no local atingido há pelo menos 120 dias antes do temporal.

Após estragos, entidades de Santa Maria discutem prevenção para casos de temporal
Nas ilhas, volta para casa é só o começo da retomada da rotina

O prefeito José Fortunati diz que o processo é longo, mas está se buscando agilidade, ao mesmo tempo em que concentra esforços para evitar fraudes.

- Estamos tentando desburocratizar o processo, mas com a cautela de quem lida com dinheiro público.

São pelo menos 2,5 mil unidades (casas e estabelecimentos comerciais) atingidas nas ilhas. A prefeitura não tem uma estimativa de quantas pessoas poderão receber o benefício, já que uma casa abriga vários moradores. No arquipélago, o procedimento será mais rápido, porque a região está no decreto coletivo de emergência assinado pelo governador José Ivo Sartori.

Moradores de parte dos bairros Humaitá, Guarujá e Sarandi também poderão sacar o benefício, mas com algumas condições. Outros pontos atingidos, principalmente da Zona Sul, também serão listados até sexta-feira.

Com trégua da chuva, número de desalojados e desabrigados cai no Estado
Confira a previsão do tempo para a semana no Estado

A diferença em relação às ilhas se deve ao fato de o Ministério da Integração ter aberto uma exceção para ampliar o benefício a outros pontos atingidos na Capital, após o pedido do prefeito José Fortunati à presidente Dilma Rousseff.

- Sabíamos que seria difícil. Temos consciência de que outras partes do Brasil estão em situação calamitosa, principalmente pela seca que atinge o Norte e o Nordeste. Agora precisamos comprovar os estragos daqui com credibilidade.

Por se tratar de dois lotes distintos, há regras específicas para cada região atingida. Veja abaixo como será cada procedimento:
 
ILHAS

- Documentação necessária: comprovante de residência e carteira de trabalho
- Quando: a partir de 9 de novembro, os moradores terão 30 dias para apresentar a documentação
- Onde: diretamente na Caixa Econômica Federal. Agências serão divulgadas até sexta-feira
- Previsão para receber o benefício: até cinco dias úteis
 
DEMAIS BAIRROS (ZONA SUL e ZONA NORTE)

- Documentação necessária: comprovante de residência e carteira de trabalho
- Documentação comprobatória: será necessário provar que os danos foram causados pelo mau tempo, principalmente através de fotos ou vídeos
- Quando: a partir de 3 de novembro, os moradores terão 30 dias para apresentar a documentação
- Onde: no CRAS de sua região. Locais serão divulgadas até sexta-feira
- Previsão para receber o benefício: após o morador entregar a documentação de cadastro e comprovante de danos, a Defesa Civil irá até a unidade atingida para fazer avaliação. O relatório será entregue à Caixa Federal. A partir do dia em que a prefeitura entregar todos os dados do beneficiário ao banco, a Caixa tem até cinco dias úteis para liberar o dinheiro.

Agudo vai decretar situação de emergência pela segunda vez
VÍDEO: após queda de ponte, moradores se arriscam em tirolesa improvisada

OUTROS MUNICÍPIOS

De acordo com os representantes da Caixa, os outros municípios gaúchos atingidos pelo temporal que tiveram situação de emergência reconhecida pela União ainda não encaminharam os documentos à instituição.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias