Vida



Outubro Rosa

Caminhada das Vitoriosas reúne centenas e chama a atenção para o câncer de mama

Passeata começou às 10h no Parcão e coloriu de rosa as ruas de Porto Alegre

04/10/2015 - 14h40min

Atualizada em: 04/10/2015 - 14h40min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Cerca de 6 mil pessoas, entre mulheres que já venceram a doença e simpatizantes da causa, participaram da campanha

Milhares de pessoas participaram, na manhã deste domingo, da 13ª edição da Caminhada das Vitoriosas, que marcou o início da campanha Outubro Rosa em Porto Alegre - um movimento mundial pela visibilidade da luta contra o câncer de mama. O evento, promoção do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), reuniu principalmente mulheres, que traziam nas camisetas o lema deste ano: "Para todas as Marias", um apelo pelo acesso igualitário no SUS aos tratamentos para o estágio mais avançado da doença.

Balões e sombrinhas cor-de-rosa (uma ótima proteção ao sol que acompanhou a caminhada) também coloriram as ruas da Capital, desde o Parcão - ponto de partida - até a Redenção. Simpatizantes da causa exibiam toalhas rosas nas sacadas dos prédios do trajeto. Outros empunhavam cartazes como "Dê um peitaço no câncer de mama" e "Agradeço pela cura". A estimativa da organização é de que 6 mil pessoas tenham cumprido a passeata. Ano passado, foram 5 mil. 

Novo exame de sangue detecta retorno de câncer de mama
Estudo relaciona tempo que mulheres passam sentadas e risco maior de câncer

A chegada de outubro tem sido também a da cor rosa à fachada de prédios públicos e monumentos em todo o mundo, como forma de lembrar a campanha mundial pela visibilidade da luta contra o câncer de mama. No Brasil, o Outubro Rosa já ilumina as cúpulas da Câmara e do Senado e as fachadas dos edifícios do Palácio do Planalto, em Brasília.

Em Porto Alegre, ao longo do mês, entidades se mobilizam com o intuito de engajar a sociedade no combate à doença.

De acordo com a chefe do serviço de mastologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente voluntária da Femama e do Imama, Maira Caleffi, a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce - mote principal das campanhas sobre a doença - já é bastante difundida entre a população. O que falta é a contrapartida do sistema de saúde público.

Maratonista conta em livro como a corrida a ajudou a superar o câncer de mama

- As mulheres estão bem mais conscientes de que precisam procurar o médico. O sistema de saúde é que não está atendendo à grande demanda, cada vez maior, do número de casos de câncer de mama. Neste ano, são esperados mais de 57 mil no Brasil - alerta.

O dado alarmante é uma projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No RS, estima-se uma taxa de 88 casos por 100 mil mulheres, número que configura o câncer de mama como o segundo tipo mais frequente nas mulheres do Estado, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.




Programação em Porto Alegre

- Até dia 11: orientações sobre a saúde da mama e venda de produtos institucionais no Moinhos Shopping, das 10h às 22h
- De 6 a 31: orientações sobre a saúde da mama e venda de produtos no Shopping João Pessoa, das 13h às 20h (de terça a sexta-feira)
- Dia 17: prova festiva da Federação Gaúcha de Remo, no União na Ilha do Pavão, da 9h às 12h.
- Dia 31: leilão de capacete Harley-Davidson com renda para o Imama, na loja da Harley-Davidson

Palestras no Hospital Moinhos (sempre às 8h30min)

- Dia 7: Investigação e Confirmação do Diagnóstico do Câncer de Mama: A Complementariedade Entre o Tratar e o Cuidar.
- Dia 14: A Cirurgia de Câncer de Mama: Expectativa e Realidade.
- Dia 21: Quimioterapia, Radioterapia, Hormonioterapia.
- Dia 28: Autorregulação da Saúde Física e Emocional após Tratamento do Câncer de Mama.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias