Vida e Estilo



Empresa em foco

Campanha do Sebrae busca salientar importância do pequeno negócio

Movimento Compre do Pequeno Negócio incluiu uma semana de capacitação e a criação de um site para divulgação gratuita deste tipo de empreendimento

04/10/2015 - 21h52min

Atualizada em: 04/10/2015 - 21h52min


Juliana Forner
Juliana Forner
Enviar E-mail

Nesta segunda-feira, o Sebrae faz um apelo aos consumidores brasileiros: compre do pequeno negócio. O incentivo faz parte de uma campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância econômica desse tipo de empreendimento. Segundo dados da entidade, existem mais de 10 milhões de pequenas empresas no Brasil, ou seja, aquelas com faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões. No Rio Grande do Sul, o número é de 1,2 milhão de estabelecimentos, responsáveis por gerar 66% dos postos de trabalho e com 33% de participação no Produto Interno Bruto (PIB).

- Quando compramos nas pequenas empresas, estamos não só ajudando a manter empregos, como também permitindo que elas possam inovar e crescer, o que acaba desenvolvendo nossa rua, nosso bairro, nossa cidade - explica Viviane Ferran, gerente de Atendimento Individual do Sebrae/RS.

Lançado em agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio incluiu uma semana de capacitação, realizada entre 21 e 26 de setembro, que aplicou atividades como consultorias, oficinas, missões empresariais e rodadas de negócio a representantes de mais de 6 mil empreendimentos. Também foi criado um site para que o público possa consultar pequenos negócios próximos. Nele, qualquer empresa pode cadastrar suas informações gratuitamente.

O dia 5 de outubro foi escolhido como o dia para contribuir com o pequeno empreendedor por ser a data de publicação, em 1999, do estatuto que garantiu tratamento diferenciado para esse tipo de empresa no Brasil. Conforme Viviane, a ideia é seguir com a campanha no próximo ano.

Porto Alegre tenta agilizar a abertura de empresas

Conheça as novas empresas gaúchas no Vale do Silício


MAIS SOBRE

Últimas Notícias