Campo e Lavoura



Impacto do El Niño

Chuva em excesso traz perdas para o campo no RS

Produtores recalculam prejuízo nas lavouras de trigo. Situação também preocupa arrozeiros

09/10/2015 - 22h44min

Atualizada em: 09/10/2015 - 22h44min


Joana Colussi - Direto da Índia
Joana Colussi - Direto da Índia
Enviar E-mail
Jean Pimentel / Agencia RBS
Chuva causa estragos em no Passo do Verde, distrito de Santa Maria

A cada novo dia de chuva, produtores gaúchos recalculam as perdas nas lavouras de trigo - atingidas em cheio pelo excesso de umidade. A situação que já preocupava devido a uma forte geada em setembro é agravada agora com precipitações às vésperas da colheita.

- A combinação de umidade e temperaturas altas facilita o surgimento de doenças, que nessas alturas o produtor não consegue mais atacar - lamenta Claudio Dóro, gerente regional adjunto da Emater de Passo Fundo.

E não é somente o volume a ser colhido que deverá ser reduzido, mas a qualidade do grão. Se não tiver qualidade mínima, o trigo não é aproveitado para moagem, podendo ser destinado apenas para ração animal. Dessa forma, o preço cai quase pela metade.

- As perdas são irreversíveis. Há produtores que não irão nem colher, irão apenas limpar a área para plantar a soja - completa Dóro.

Mais de 15 mil pessoas são afetadas pela chuva no Estado

Quase 500 mil raios atingiram o RS em 36 horas

Vai viajar? Saiba quais rodovias têm bloqueios no Estado

O excesso de chuva preocupa também os arrozeiros, que já semearam 20% da área prevista para a próxima safra e aguardam as águas baixarem para continuar o plantio. Nas áreas de várzea, as lavouras estão debaixo d'água.

- É preciso uns 10 dias de tempo seco para conseguir entrar na lavoura novamente. Provavelmente a safra será prejudicada, embora ainda seja cedo para quantificar - indica Henrique Dornelles, presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Estado (Federarroz-RS).

Trigo
Com 5% da área colhida no Estado, a safra de trigo foi prejudicada pela geada em setembro e excesso de chuva em outubro. Entidades estimam que as perdas fiquem ao redor de 30%, podendo ainda aumentar ao longo do mês. Os prejuízos englobam a queda na qualidade do grão, o que reduzirá o preço de venda.

Arroz
As lavouras que já foram plantadas, cerca de 20% da área total, estão debaixo d'água, especialmente nas áreas de várzea. Embora sejam cultivadas em terrenos inundados, as plantas precisam de luminosidade para se desenvolver. A necessidade de 10 dias de tempo seco para continuar preparando a safra preocupa os arrozeiros, que poderão perder a janela de plantio.

Fruticultura
O excesso de chuva prejudica também a fruticultura, especialmente a produção de uva, morango, pêssego e amora. O aparecimento de doenças e a baixa floração comprometem as culturas. Produtores da Serra calculam perdas nas videiras, danificadas pela geada e chuvarada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias