Notícias



Seu problema é nosso

Corte de árvore em local particular é responsabilidade do proprietário

Por falta de orientações, moradores aguardam poda há dois anos em Porto Alegre

29/10/2015 - 08h32min

Atualizada em: 29/10/2015 - 08h32min


Arquivo pessoal / Leitor

São comuns os relatos de moradores de Porto Alegre sobre árvores em risco de queda sobre residências, ou que, em função do porte, suas raízes levantam boa parte das calçadas ou da via pública. Em 2014, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) recebeu, em média, cinco pedidos de corte por dia.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

O caso dos moradores da Rua Dois de Maio, no Bairro Protásio Alves, em Porto Alegre, é mais antigo. Há dois anos, eles pediram à prefeitura o corte de uma árvore localizada em um terreno baldio, mas particular, entre os números 255 e 263 da Rua Gildo de Freitas, e que ameaça cair sobre quatro casas. O tronco está inclinado e vários galhos já caíram.

- Tive que trocar diversas telhas da minha casa por causa da queda dos galhos. É muito perigoso porque a árvore é enorme - queixa-se o comerciário Renato Policarpo dos Santos, 54 anos.

Conforme o morador, Smam enviou um técnico para vistoriar a situação no dia 5 de dezembro de 2013. Quase um ano depois, no dia 1º de outubro de 2014, o órgão enviou uma correspondência à comunidade (registro 47241-13-36), atestando o risco, e autorizando a poda.

- Quem vai cortar essa árvore? Estamos esperando há muito tempo, e tudo que fizeram foi nos enviar um papel - reclama Renato.

Localização

O que talvez não tenham explicado aos moradores, ou não tenha ficado claro, é que quando a árvore está dentro de um terreno particular, o proprietário é responsável pela poda ou remoção.

- Em área pública é nossa obrigação fazer o manejo. Quando a árvore está em local particular, a Smam envia uma autorização, após constatação de necessidade, como foi feito neste caso - a poda foi liberada pela secretaria em 1º/10/2014 - e o dono é quem deve realizar o serviço - explica o supervisor de Praças, Parques e Jardins da Smam, Léo Antônio Bulling.

COMO PROCEDER

/// Para fazer um pedido de poda de árvore para a Smam, em terreno particular ou público, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 156, o Fala Cidadão, registrar a queixa e anotar o número do protocolo. Pode ligar para o número direto: 3289-7500.

/// Guardar o número do protocolo é muito importante. Ele é a garantia de que os órgãos responsáveis estão cientes do problema, e facilita a identificação para cobrança de providências.

Smam planta vegetação menor e opta por espécies mais resistentes

O supervisor de Parques, Praças e Jardins da Smam, Léo Bulling, explica que para que corte ou poda de uma árvore que apresenta risco de queda seja autorizado, é necessária a vistoria de um técnico, biólogo ou engenheiro ambiental.

- Cada caso é um caso. Em alguns momentos é levado em conta a espécie da árvore, em outros, o perigo, raiz apodrecida ou queda em iminência. Por isso, o trabalho técnico é muito importante porque nos permite avaliar o que deve ser feito para evitar colocar as pessoas em risco e não prejudicar o meio ambiente também - esclarece.

Mudanças

Como medidas de prevenção, a secretaria está mudando o sistema de plantio de árvores em Porto Alegre, optando pelas de menor porte. Além disso, a Smam está dando preferência para plantas com origem local, que resistem mais às mudanças climáticas.

No ano passado, a Smam recebeu 2.032 pedidos de poda e remoção de árvores com risco para a comunidade por meio do telefone 156, o Fala Cidadão. Destes registros, 1.977 foram atendidos durante o ano.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias