Porto Alegre



Cheia histórica

Dezenove dias depois, Guaíba sai do nível de alerta

Na madrugada desta quarta-feira, medição marcou 2m09cm, que representa nível de atenção

28/10/2015 - 10h13min

Atualizada em: 28/10/2015 - 10h13min


Montagem sobre fotos de Julio Cordeiro e Félix Zucco / null
Foto de 12 e de 28 de outubro mostram o recuo no nível do Guaíba

O Guaíba baixou na madrugada desta quarta-feira e saiu, pela primeira vez em 19 dias, do nível de alerta. À 1h46min, a medição marcou 2m9cm, o que representa nível de atenção.

Segundo o Centro Integrado de Comando (Ceic), o Guaíba seguirá recuando ao longo do dia. Às 9h51min, o nível havia baixado ainda mais, chegando a 2m2cm.

Mau tempo expõe fragilidades da infraestrutura em Porto Alegre
Saiba como ajudar as pessoas afetadas pela cheia no RS

A mais recente cheia em Porto Alegre foi histórica pelo nível que o Guaíba atingiu (2m94cm, o mais alto em 74 anos) e pela longa duração (440 horas). Pela primeira vez, todas as comportas do Cais Mauá foram fechadas.

Com o recuo do Guaíba, os moradores das Ilhas que estavam no Ginário Tesourinha em função da cheia começam a retornar para casa nesta quarta-feira. Na Ilha da Pintada, o Guaíba saiu da cota de alerta na noite de domingo.

A prefeitura auxilia 230 pessoas que estavam abrigadas no local: a Carris cede ônibus para o transporte e a Defesa Civil irá coordenar a operação junto com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Centro Admistrativo Regional (CAR) Ilhas. O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) está recebendo doações para apoiar a reconstrução das moradias.

#EuAjudo - Como doar

- São necessários alimentos, garrafas de água, produtos de higiene (xampu, desodorante, escova de dente, absorventes e fraldas geriátricas), produtos de limpeza (sabão em pó, esponjas e panos), lonas e velas.

- Esses materiais podem ser entregues no Ginásio Tesourinha (Avenida Erico Verissimo, s/nº), das 8h às 22h, ou no Gabinete de Defesa Civil (Rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

- Doações para a reconstrução das casas (móveis, telhas, lonas e madeira) devem ser entregues na sede do Demhab (Av. Princesa Isabel, 1115), das 8h às 20h, de segunda-feira a sábado (no sábado, a entrega deve ser feita pela entrada lateral, na guarita da Rua Conde D'Eu) ou no Shopping Praia de Belas (Avenida Praia de Belas, 1181, Porto Alegre), que está recebendo doações em um espaço no lado sul do andar térreo.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias