Trânsito



Menino Deus

Especialistas criticam sinalização em local de acidente: "poderia ser mais elaborada"

Trânsito das ruas Miguel Couto e Dona Augusta sofreu alterações há 90 dias

08/10/2015 - 20h11min

Atualizada em: 08/10/2015 - 20h11min


Gustavo Foster
Gustavo Foster
Enviar E-mail
Omar Freias / Agencia RBS
Uma sinaleira e mais avisos sobre as mudanças seriam importantes para evitar mais acidentes, avaliam especialistas

Especialistas em trânsito fazem coro às reclamações dos moradores do Menino Deus. Um perito e um engenheiro de trânsito ouvidos por ZH constataram que a esquina das ruas Dona Augusta e Miguel Couto, que sofreu mudanças de fluxo em julho deste ano, necessitaria de mais avisos sobre as alterações na via. Além disso, os especialistas entendem que uma sinaleira seria importante para evitar acidentes como o da manhã desta quinta, que vitimou duas pessoas.

Duas pessoas morrem em acidente entre carro e lotação no Menino Deus

- A sinalização poderia ser mais elaborada. O pessoal buzinar, parar (quando não é necessário), ficar em cima da faixa é um indicativo de que algo está mal. Um semáforo evitaria esses conflitos - avalia o perito aposentado Clovis Santos Xerxenevsky, que trabalhou durante 10 anos no Instituto Geral de Perícias (IGP) e é especialista em acidentes de trânsito.

Outras alterações sugeridas por Xerxenevsky dão conta da chamada sinalização horizontal - somadas às placas (há placas de "pare" em três das quatro esquinas da interseção) e possíveis semáforos, ele avalia que seriam necessárias pinturas de "pare" no chão, em cor amarela, para alertar o motorista desavisado.

Jovem morto em acidente trabalhava em gabinete de desembargador
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente no Menino Deus

O perito sugere ainda a presença de fiscais de trânsito nos primeiros dias de tráfego modificado, o que ajudaria na educação dos motoristas. O engenheiro de trânsito da UFRGS João Fortini Albano concorda: 

- Nas estradas, sempre que o trânsito é alterado, tem uma plaquinha dizendo "interseção modificada", para alertar as pessoas que não passam ali normalmente - explica.

As reclamações dos moradores já eram de conhecimento da EPTC. Quem circula pela região pedia melhorias na sinalização desde que a Dona Augusta passou a ser a preferencial (anteriormente, era a Miguel Couto) - alteração que faz parte das adequações no trânsito por conta da construção de condomínio no antigo Estádio dos Eucaliptos.

Depois do grave acidente desta quinta-feira, a EPTC informou, em nota, que tinha conhecimento dos pedidos e que o levantamento técnico para o reforço com tachões refletivos, estreitamento de pista, placas e pintura no asfalto está concluído, com implantação programada após o período das chuvas.

Leia as últimas notícias


* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias