Trânsito



Porto Alegre

Jovem morto em acidente na Capital trabalhava em gabinete de desembargador

Fábio Costa Dornelles, de 27 anos, era secretário do desembargador Vicente Barroco Vasconcellos, da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça

08/10/2015 - 16h55min

Atualizada em: 08/10/2015 - 16h55min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

O rapaz de 27 anos que perdeu a vida no acidente com duas mortes na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre, trabalhava havia pelo menos cinco anos no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Fábio Costa Dornelles era secretário do desembargador Vicente Barroco Vasconcellos, da 15ª Câmara Cível. A colisão entre dois veículos também matou Isabel Gonçalves Machado, de 71 anos.
 
Formado em Direito, Fábio era tido como uma pessoa "alegre, engraçada e gente boa" por amigos e colegas de trabalho. Antes de se formar, também fez estágio no TJ-RS e pretendia seguir carreira no tribunal. Ele estudou no Colégio Rosário.

Imagens de câmeras de segurança mostram acidente no Menino Deus
Duas pessoas morrem em acidente entre carro e lotação na Capital

- No tempo em que a gente conviveu aqui no gabinete, mais de três anos, ele sempre se mostrou um cara alegre, de riso fácil. A gente se dava muito bem. Todo mundo aqui gostava dele. Somos três assessores aqui, e o Fábio sempre foi um cara muito dedicado e responsável nas tarefas dele - relata Roberto Frota dos Santos, colega de Fábio.
 
Em nota, o TJ-RS manifestou "seu pesar e solidariedade à família, amigos e colegas do servidor Fábio Costa Dornelles pela sua perda prematura".
 
Fábio Dornelles era passageiro do lotação que colidiu com um Fiesta na esquina das ruas Dona Augusta e Miguel Couto pouco depois das 9h, no bairro Menino Deus. O corpo dele foi encontrado na calçada e, por isso, inicialmente, a vítima estava sendo tratada como pedestre.

Leia as últimas notícias do dia
 
A outra vítima, uma mulher, identificada como Isabel Gonçalves Machado, de 71 anos, estava na carona do Fiesta, que estava sendo conduzido pela filha, Marinez Machado Pereira. A motorista foi encaminhada em estado grave ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Zero Hora ainda não conseguiu contato com familiares e amigos.
 
Câmeras de segurança registraram o acidente
 
Imagens de câmeras de segurança de um prédio localizado nas proximidades do acidente registraram o momento da colisão. O vídeo mostra o Fiesta trafegando pela Rua Miguel Couto em direção ao Morro Santa Tereza às 9h11min, e o lotação transitando na Rua Dona Augusta, que é a via preferencial. Os veículos se chocaram na esquina das vias. Uma árvore foi derrubada com o impacto da colisão.




O acidente provocou revolta entre moradores da região, que pediam melhorias na sinalização da preferencial ou uma sinaleira no trecho. Em julho, a Rua Dona Augusta teve o sentido invertido e passou a formar um binário com a Rua Silveiro. A mudança ocorreu devido à construção de um condomínio no terreno do antigo Estádio dos Eucaliptos.
 
Antes da alteração, a preferencial era de quem transitava pela Miguel Couto. A linha de ônibus 177 Menino Deus e a de lotação Menino Deus, que tinham trajeto pela Silveiro, passaram a trafegar na Dona Augusta.
 
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disse que "lamenta profundamente o ocorrido" e reconheceu que tinha conhecimento das demandas para reforço de sinalização no local.
 
"Ressaltamos que o levantamento técnico, a pedido dos moradores, já estava concluído e a implantação programada após o período de chuvas. O reforço prevê tachões refletivos, estreitamento de pista, placas regulamentares e pintura no asfalto, para somar à sinalização existente (placas de pare)", diz o texto.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias