Trânsito



Porto Alegre

Moradores do Menino Deus cobram melhor sinalização em local de acidente

Trânsito na região das ruas Miguel Couto e Dona Augusta, trecho onde acidente matou duas pessoas nesta quinta-feira, sofreu alterações há 90 dias

08/10/2015 - 18h09min

Atualizada em: 08/10/2015 - 18h09min


Débora Ely
Débora Ely
Enviar E-mail
Gustavo Foster
Gustavo Foster
Enviar E-mail
Anderson Fetter / Agência RBS
Moradores pediam melhor sinalização na esquina onde ocorreu acidente que matou duas pessoas nesta quinta-feira

Dobrou o número de acidentes na esquina das ruas Miguel Couto e Dona Augusta, no bairro Menino Deus, desde que foram implantadas mudanças no trânsito na região. Os dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dão respaldo à impressão que já era compartilhada por moradores: foram seis ocorrências nos 90 dias que sucederam as alterações contra três nos 90 dias anteriores. Nesta quinta-feira, duas pessoas morreram em colisão entre uma lotação e um Fiesta no local.

Quem circula pela região pedia melhorias na sinalização desde que a Dona Augusta passou a ser a preferencial (anteriormente, era a Miguel Couto) - alteração que faz parte das adequações no trânsito por conta da construção de condomínio no antigo Estádio dos Eucaliptos.

Em julho, as ruas Dona Augusta e Silveiro deixaram de ter circulação em ambas as mãos e formaram um binário. A primeira segue em direção ao Centro e ganhou a circulação das linhas de ônibus e lotação Menino Deus; a segunda, tem circulação no sentido bairro.

- Com a troca de mão dessas ruas, muitas pessoas estão condicionadas a seguir pela Miguel Couto como preferencial, o que tornou esse cruzamento mortal - diz uma moradora que preferiu não se identificar.

Diversos pedidos já haviam sido protocolados pela comunidade junto à EPTC solicitando melhorias na sinalização e até a instalação de uma sinaleira no cruzamento. Entre os moradores que acionaram o órgão, está o advogado Alexandre Dallapicola. Ele alertou, em e-mail enviado em agosto, que "os acidentes serão maiores do que antes" porque o movimento na Miguel Couto é mais intenso do que na Dona Augusta, e também pediu que fosse pintado no asfalto a palavra "Pare". Como resposta, recebeu uma mensagem informando que a sugestão ficaria à disposição das áreas técnicas.

Jovem morto em acidente trabalhava em gabinete de desembargador
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente no Menino Deus

- Os moradores sentem a mudança e quem não mora, principalmente, porque a sinalização está muito precária. São difíceis de enxergar os sinais de "Pare" nas duas esquinas - protesta o advogado.

Depois do grave acidente desta quinta-feira, a EPTC informou, em nota, que tinha conhecimento dos pedidos e que o levantamento técnico para o reforço com tachões refletivos, estreitamento de pista, placas e pintura no asfalto está concluído, com implantação programada após o período das chuvas.

- Infelizmente, a tragédia aconteceu antes de instalarmos a sinalização. Mas a mudança (no trânsito na região) não foi um erro porque o cruzamento está, sim, sinalizado - afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

A colisão que matou duas pessoas ocorreu às 9h11min. Um Fiesta circulava pela Miguel Couto quando bateu em um lotação que estava na Dona Augusta. Isabel Gonçalves Machado, 71 anos (carona do Fiesta) e Fábio Costa Dornelles, 27 anos (passageiro do lotação) morreram no local.

Leia as últimas notícias


* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias