Notícias



Após noite em presídio

Motorista envolvido em acidente que matou três na BR-386 é solto

Helio Fernando da Rosa Amador, 53 anos, disse que dividiu a cela com 13 presos e foi bem tratado na cadeia

20/10/2015 - 16h53min

Atualizada em: 20/10/2015 - 16h53min


Tadeu Vilani / Agencia RBS
Morreram Chaiane Soares Lemes, 15 anos, Thaís Soares Lemes, 11 anos, e Franciele dos Santos Lemes, 14 anos

Preso em flagrante após a morte de uma criança e duas adolescentes em acidente na BR-386 em Estrela, na manhã de segunda-feira, o caminhoneiro Helio Fernando da Rosa Amador, 53 anos, foi solto do Presídio Estadual de Lajeado na tarde desta terça-feira. A magistrada Alba Docelina alega que o homem tem residência e emprego fixos e não possui qualquer condenação contra ele.

Motorista diz ter percebido que rodado se soltou ao parar para café

O acidente aconteceu pouco antes das 7h. Parte de um dos eixos do caminhão dirigido por Helio se desprendeu e atingiu quatro estudantes, moradoras de comunidade indígena de uma tribo caingangue, que aguardavam o ônibus escolar para se deslocar à Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Braun, em Estrela.

Trecho da BR-386 deve receber lombada eletrônica no próximo ano

O delegado José Romaci Reis aguarda perícia no veículo, ainda sem data para ser finalizada, e confirma o indiciamento do caminhoneiro por triplo homicídio culposo (quando não há intenção de matar):

INFOGRÁFICO: como ocorreu o acidente fatal na BR-386

- Estou interrogando os peritos para que me respondam se foi um fato surgido na hora ou se o veículo já estava com problema. No segundo caso, o dono da empresa será responsabilizado também, pois mesmo com defeito o caminhão foi colocado na estrada.

Cela com 13 presos

Amador vai responder processo em liberdade. Ele relatou a Zero Hora que dividiu a cela com 13 detentos e que foi bem tratado enquanto esteve preso:

- É horrível, Deus me livre. Fui bem tratado, mas é um negócio muito horrível. Me deram um colchão e dormi no chão, estava muito cansado e nervoso. Eles (detentos) falaram que eu não tinha culpa, me pediram para ficar calmo. Nunca tinha me envolvido com nada antes, estava muito nervoso.

Com três décadas de profissão, Helio levava o veículo vazio. Ele havia saído às 5h de uma transportadora em Alvorada, na Região Metropolitana, e seguia para Carazinho, onde faria o carregamento com grãos.

PRF promete intensificar fiscalização no trecho

O motorista apresentou notas que mostram que o caminhão havia passado por revisão na sexta-feira. Segundo ele, foram gastos quase R$ 2 mil em troca de óleo, lona de freio e parafuso de roda. Para o delegado Reis, entretanto, Amador tem responsabilidade nas três mortes e na lesão corporal da menina internada, e se afastou do local sem prestar socorro:

- Tudo que aconteceu em sua volta era sua responsabilidade. O fato dele não ver (que o rodado soltou) não o isenta da culpa. Ele deveria ter visto, e se não viu, foi negligente. Ele tinha obrigação, como motorista, de observar os defeitos do caminhão.

Morreram Chaiane Soares Lemes, 15 anos, Thaís Soares Lemes, 11 anos, e Franciele dos Santos Lemes, 14 anos. Elas foram enterradas no final da tarde de segunda-feira, na aldeia. Anelise Soares Lemes, 13 anos, foi levada para o Hospital Estrela e, segundo a instituição informou às 16h desta terça-feira, permanecia em estado grave.

A prefeitura de Estrela emitiu uma nota e garantiu que os ônibus irão buscar as crianças e adolescentes dentro da aldeia. Ainda não há uma data para a mudança: "O governo de Estrela se comprometeu em ampliar a segurança na aldeia indígena em três pontos: transporte escolar passando dentro da aldeia, recolhimento do lixo e mais iluminação no local".

Entenda como ocorreu o acidente:

Veja imagens feitas após o acidente:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias