Vida



Corpo saudável

VÍDEO: saiba como calcular seu Índice de Massa Corporal e sua circunferência abdominal

Os dois números nos ajudam a perceber se estamos abaixo ou acima do peso; em vídeo, aprenda a calculá-los

04/10/2015 - 15h44min

Atualizada em: 04/10/2015 - 15h44min


Paula Minozzo
Paula Minozzo
Enviar E-mail

O Índice de Massa Corporal (IMC), cálculo realizado a partir do altura e do peso, é utilizado como um marcador: se o resultado for maior do que 25, é sinal de que você tem sobrepeso e seu bem-estar pode estar em risco. Ainda que seja usado internacionalmente e reconhecido pela OMS, muitos médicos defendem que o cálculo do IMC não deve ser o único padrão para determinar se o sobrepeso ou a magreza são riscos evidentes para a saúde.

- O IMC não separa a quantidade de gordura e de massa magra. Então, estudos que utilizam apenas esse índice podem ser falhos, mas, em geral, é uma ferramenta útil para boa parte das pesquisas. Quando o índice é aliado com a medida da cintura abdominal, você ganha força para saber se há sobrepeso e risco - avalia o endocrinologista Alexandre Hohl.

Medindo a circunferência abdominal, o que pode ser feito em casa, é possível enxergar de maneira mais precisa se o excesso de gordura já significa problemas para a saúde. Se a medida for maior do que 80cm para mulheres e superior a 94cm para homens, há indícios de acúmulo de gordura visceral. De acordo com Hohl, essa condição aumenta o risco de diabetes, hipertensão, colesterol elevado e doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo. Além disso, o corpo pesado sobrecarrega as articulações, causando dores, piorando a qualidade de vida e dificultando a prática de exercícios físicos.

Continue a leitura: Lutar contra a balança é o caminho para um corpo saudável?

Leia também: "Trabalho para que as pessoas façam as pazes com a comida", diz nutricionista francesa

Entenda por que pessoas magras nem sempre são saudáveis


MAIS SOBRE

Últimas Notícias