Notícias



Seu problema é nosso

Acúmulo de lixo prejudica projeto social em Viamão

Como a via é estreita, o caminhão da coleta não consegue acessar a rua por conta de outros veículos estacionados

26/11/2015 - 08h17min

Atualizada em: 26/11/2015 - 08h17min


Leitor DG / Arquivo Pessoal

De segunda a quinta-feira, o Centro Social Mãe da Esperança, localizado na Rua General Osório, 158, abre as portas para 40 crianças do Bairro Aparecida, em Viamão, onde participam de atividades socioeducativas. No entanto, antes de iniciar os trabalhos, as educadoras se obrigam a arredar o lixo doméstico amontoado bem em frente à grade da instituição e que acaba obstruindo a entrada dos alunos.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

- Aqui dentro, a gente cultiva um espaço limpo e bonito. Mas, na frente, o cenário é horrível. É uma questão de saúde pública e desrespeito com as crianças - reclama o Padre Valdir Formentini, presidente da Associação Social Santa Isabel.

Problema

Como a rua é estreita, o caminhão da prefeitura tem difi culdades para acessar o local, e a coleta deixa de ser realizada. O lixo acaba acumulado no chão. Desde 2001, Valdir tenta mudar a situação, pedindo à prefeitura para que os resíduos sejam depositados em um lugar apropriado e de melhor acesso.

- As pessoas descartam tudo aqui, até animais mortos. Quando chove ou tem carro estacionado, o caminhão não entra. O lixo chega a fi car acumulado por dois, três dias - relata.

O padre solicitou à prefeitura a transferência do latão que ficava em frente ao centro comunitário para a avenida principal, onde a coleta é realizada três vezes por semana. O problema é que com a retirada das lixeiras da frente do centro comunitário, os moradores seguiram jogando lixo no local.

- Não há política para educar as pessoas sobre o descarte e não conseguimos trazer uma autoridade aqui para ver a situação - reclama Valdir.

Prefeitura não explica como trabalha a educação ambiental

Questionada sobre a situação do lixo no Centro Social, a prefeitura de Viamão informou que a coleta de lixo neste local é realizada às terças, quintas e sábados, quando não há automóveis estacionados, já que a rua é estreita.

Informou também que a Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando junto à comunidade para evitar o acúmulo de lixo, mas não explicou que tipo de ações estaria desenvolvendo, e que, também, teria proposto a construção de uma lixeira coletiva.

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias