Notícias



Novos vilões

Alimentos torrados podem representar risco à saúde, alerta relatório

Pesquisa da Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) indicou que o consumo excessivo de alimentos que tenham a substância acrilamida podem ser nocivo aos seres humanos

18/11/2015 - 12h44min

Atualizada em: 18/11/2015 - 12h44min


Juliana Palma / Agência RBS

Mais uma gama de alimentos entram para a lista dos prejudiciais à saúde. Desta vez, os "vilões" são os torrados. O risco, no entanto, só existe mesmo em caso de consumo excessivo de torradas, pães e biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas, cereais e café.

De acordo com um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) e reproduzido pelo programa "Bem Estar", da TV Globo, nesta quarta-feira, o problema se deve à formação da substância acrilamida, gerada a partir de uma reação química de alimentos ricos em amido preparados em altas temperaturas. Normalmente, a cor escurecida típica de alimentos torrados indica a presença de acrilamida.

Consumo de carne processada aumenta o risco de câncer em 18%, alerta a OMS
Apaixonados por bacon protestam contra relatório da OMS e lançam #FreeBacon nas redes sociais

Essa substância, inclusive, já foi colocada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (Iarc) na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) que destaca os produtos provavelmente carcinogênicos para humanos.

Até agora, contudo, os testes que comprovaram os efeitos nocivos da substância foram realizados somente com animais e em laboratório. Segundo a FSA, a reação nos humanos depende da quantidade ingerida do alimento.

A agência deu algumas dicas para que as pessoas possam evitar a formação de acrilomida durante o preparo de comidas. Veja:

- Ao fritar batatas em casa, elas devem ser retiradas do óleo quando tiverem uma cor levemente dourada;
- Ao fazer torradas, retire-as do calor quando ainda estiverem com uma cor clara;
- Instruções de fabricantes sobre como fritar ou aquecer alimentos devem ser seguidas com cuidado.

Leia mais notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias